Psicologia do Adulto
1
2019-2020
02747939
Outra
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não são requeridos.
Métodos de Ensino
Exposição teórica, estudos de caso, análise, discussão e práticas de avaliação em contexto educativo
Resultados de Aprendizagem
A Unidade Curricular de Psicologia do Adulto tem como objectivo principal proporcionar aos mestrandos uma reflexão em torno das questões mais relevantes relacionadas com o desenvolvimento do adulto (e.g., cognitivo, psicossocial, ético-moral) em diferentes domínios e em diversos contextos (e.g., trabalho, família, lazer).
Estágio(s)
NãoPrograma
Desenvolvimento humano: perspectiva histórica. A adultez emergente. O Jovem adulto. Mudanças cognitivas na idade adulta. Mudanças psicossociais na idade adulta. Amor e intimidade. A identidade na idade adulta. Desenvolvimento moral. Contextos (familiares, escolares, sociais, trabalho...,) e desenvolvimento humano. Bem-estar subjectivo do jovem e do adulto. Transições na idade adulta: teoria, investigação e prática
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho Individual: 100.0%
Avaliação
Avaliação Final: Exame: 100.0%
Bibliografia
Arnett, J. J. (2004). Emerging adulthood: The winding road from late teens through the twenties. New York: Oxford University Press.
Anderson, M., Goodman, J., & Schlossberg, N. (2012). Counseling adults in transition: linking Schlossberg’s theory with practice in a diverse world, 4th ed. New York: Springer.
Cavanaugh, J., & Blanchard-Fields, F. (2010). Adult Development and Aging. New York: Cengage Learning.
King, P. M., & Kitchener, K. S. (1994). Developing reflective judgement: understanding and promoting intellectual growth and critical thinking in adolescents and adults. San Francisco (CA): Jossey-Bass Publishers.
Simões, A., Ferreira, J., Lima, M., Pinheiro, M., Vieira, C., Matos, A., & Oliveira,
A. (2000). O bem estar subjectivo: Estado actual dos conhecimentos. Psicologia, Educação e Cultura, 4, 243-279
Vondracek, F. W., Ferreira, J. A., & Santos, E. (2010). Vocational Behavior and Development in Times of Social Change: New Perspectives for Theory, Research, and Practice