Metodologia do Projecto Científico I

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02747945
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Metodologia da Investigação; Estatística

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas são diversificadas, recorrendo-se a uma combinação de ensino transmissivo, questionamento socrático, demonstrações, fichas de trabalho em pequenos grupos, e análises em SPSS em sala de aula.

Resultados de Aprendizagem

Esta uc é destinada a rever os fundamentos do conhecimento científico, aprofundar os seus conceitos e métodos e habilitar para a consciência e reflexão críticas acerca deste modo particular de conhecimento.

O/a mestrando/a deverá, no final do programa de estudos:

1) Possuir uma ideia correcta sobre a natureza da investigação quantitativa em Educação, familiarizando-se com o pensamento e o raciocínio científicos, bem como com os seus conceitos fundamentais.

2) Conhecer as principais etapas do processo de investigação quantitativa.

3) Conhecer os diversos planos de investigação, tendo consciência dos seus limites e vantagens, e ser capaz de seleccionar o mais adequado perante uma determinada problemática a investigar.

4) Ser capaz de conceber e planear correctamente uma investigação quantitativa em Educação, respeitando os preceitos éticos.

5) Conhecer técnicas quantitativas de análise de dados.

6) Ser capaz de analisar criticamente a literatura científica

Estágio(s)

Não

Programa

1) Caracterização do conhecimento científico e sua distinção, relativamente a outras formas de conhecimento.

2) Conceitos fundamentais da Metodologia da Investigação Educacional.

3) A formulação de um problema científico e das respectivas hipóteses.

4) A revisão da literatura.

5) Os principais planos de investigação quantitativa e questões relativas à validade interna.

6) A operacionalização das variáveis e as características psicométricas dos instrumentos de medida.

7) A selecção de amostras para estudos quantitativos e questões relativas à validade externa.

8) A ética na investigação Educacional.

9) A análise descritiva dos dados.

10) O teste de hipóteses através de correlações, do teste t de Student, da regressão linear simples e da ANOVA.unifatorial

Docente(s) responsável(eis)

Cristina Maria Coimbra Vieira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua: Trabalho de investigação: 70% +30% - Elaboração de um relatório individual sobre as análises estatísticas realizadas em sala de aula: 30%: 100.0%

Avaliação
Avaliação Final: Exame: 100.0%

Bibliografia

Campbell, D. T., & Stanley, J. C. (1976). Experimental and quasi-experimental designs for research. Boston: Houghton Mifflin Company.

Fraenkel, J. R., & Wallen, N. E., (2003). How to design and evaluate research in education (5ª ed.). New York: McGraw-Hill.

Hill, M. M., & Hill, A., (2000). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.

Merriam, S. B., & Simpson, E. L., (2000). A guide to research for educators and trainers of adults (2ª ed.). Malabar, Florida: Krieger Publishing Company.

Pedhazur, E. J., & Schmelkin, L. P., (1991). Measurement, design and analysis. Hillsdale, Lawrence: Erlbaum Association Publishers.

Pestana, M. H., & Gageiro, J. N., (2005). Análise de dados para ciências sociais. Lisboa: Edições Sílabo.

Tuckman, B. W. (2000). Manual de investigação em educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Lima, M., Vieira, C. M., & Oliveira, A. L. (1999). Metodologia da investigação científica. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC.