Concepção, Desenvolvimento e Avaliação de Programas Educativos para Adultos
1
2021-2022
02747950
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos teóricos e técnicos na área da Educação e Formação de Adultos.
Métodos de Ensino
Exposições; discussões em pequeno e grande grupo; elaboração de programas e apresentação em aula; demonstrações.
Resultados de Aprendizagem
O seu objectivo principal é desenvolver nos/as mestrandos/as a capacidade de elaborar programas educativos/formativos para adultos, de acordo com diferentes modelos teóricos, e fomentar a reflexão crítica sobre os limites e potencialidades desses modelos.
1. Compreender e valorizar o Reconhecimento e Validação de Saberes e Competências, como novo espaço de Educação e Formação de Adultos.
2. Alcançar uma visão global sobre a concepção, planeamento e avaliação de programas educativos para adultos, de acordo com diferentes modelos, sendo capaz de integrar, de forma coerente, os seus princípios e componentes.
3. Elaborar planificações de programas educativos para adultos, de acordo com modelos específicos da Educação e Formação de Adultos.
4. Compreender, adequadamente, os limites e as potencialidades da avaliação de programas e das políticas de Educação e Formação de Adultos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O reconhecimento pessoal e social de saberes e competências como base para a orientação e formação de pessoas adultas.
2. As Histórias de Vida e os Portfólios como Metodologias de Validação e Certificação de Aprendizagens não formais e informais.
3. A atualidade do pensamento de Paulo Freire para as práticas de Educação e Formação de pessoas Adultas.
4. A utilização do Círculo de Cultura como proposta dialógica de mudança social.
5. Visão geral sobre os programas educativos/formativos para pessoas adultas, de acordo com o modelo clássico.
6. Análise de necessidades.
7. Formular e avaliar metas e objectivos de programas educativos/formativos.
8. Desenhar planos de formação e de aplicabilidade das aprendizagens.
9. Avaliar programas de educação/formação.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação final: Exame: 100.0%
Avaliação
Avaliação contínua:25% - Um portefólio reflexivo individual ; 25% - Um trabalho escrito sobre um círculo de cultura desenvolvido na aula ; 50% - Uma planificação de um programa educativo/formativo para adultos: 100.0%
Bibliografia
Alcoforado,L. (2012).As Histórias de Vida na Educação e Formação de Adultos: O desafio de promover uma auto(eco)confrontação transformativa e emancipatória. In J. L. Cunha e P. P. Vicentini, Pesquisa (Auto)Biográfica, Temas Transversais. Corpos, saúde, cuidados de si e aprendizagens ao longo da vida: desafios (auto)biográficos (pp. 29-54). Natal, Porto Alegre, Salvador:EDUFRN,ediPUCRS, EDUNEB.
Caffarella,R. S.(2013).Planning programs for adult learners:A comprehensive guide (3ª ed.).San Francisco:Jossey-Bass Publishers.
Dean, G. F.(2002).Designing instruction for adult learners (2ª ed.). Malabar, FL: Krieger Publishing Company.
Freire, P.(1994).Cartas a Cristina. São Paulo: Paz e Terra.
Freire, P. (s.d.).Educação como prática de liberdade (5ª ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Galbraith, M. W., Sisco, B. R., & Guglielmino, L. M. (1997).Administering successful programs for adults: Promoting excellence in adult, community, and continuing education.Malabar,FL: KriegerPublishingComp