Metodologia do Projecto Científico II
1
2021-2022
02747972
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
São importantes os conhecimentos adquiridos no 1º semestre, na Unidade Curricular de Metodologia do Projecto Científico I.
Métodos de Ensino
Expositivo, sempre com recurso a exemplos. Será ainda feito uso de artigos científicos e de excertos de investigação já desenvolvidas, para que os alunos possam ler e analisá-los criticamente na aula e autonomamente, quer individualmente, quer em grupo. Para a avaliação desta unidade curricular o aluno deverá fazer individualmente um trabalho.
Resultados de Aprendizagem
- Reflexão sobre o contributo que as metodologias qualitativas podem dar à investigação em educação e formação de adultos.
- Conhecimento das características principais da abordagem qualitativa e dos planos e das técnicas relevantes de investigação.
- Análise das vantagens das metodologias qualitativas e das suas principais limitações, em comparação com as metodologias quantitativas, de inspiração positivista.
- Contribuir para a formação de atitudes positivas, relativamente à abordagem científica dos problemas educativos através de metodologias qualitativas.
- Promover a capacidade de crítica metodológica dos estudos científicos de cariz qualitativo.
- Desenvolver competências que habilitem para a escolha do plano qualitativo adequado para o estudo de uma temática concreta.
- Tornar o mestrando capaz de planear, desenvolver e avaliar correctamente um projecto de investigação qualitativa no domínio da educação e formação de adultos e intervenção comunitária.
Estágio(s)
NãoPrograma
Características da investigação qualitativa em educação:
+ A subjectividade disciplina e o papel do investigador: diálogo entre a perspectiva émica (interna) e a perspectiva ética (externa)
+ Fases possíveis de uma investigação qualitativa
+ A credibilidade de um estudo qualitativo: questões relativas à fidelidade e à validade e principais ameaças à validade interna e externa; estratégias para lhes fazer face.
+ Análise pormenorizada de alguns planos qualitativos de investigação
+ A emergência dos estudos (planos) mistos de investigação em educação
+Análise das principais técnicas qualitativas de recolha de dados
- A problemática da triangulação de técnicas de recolha de dados e a complexidade resultante
- A utilização de técnicas quantitativas em investigações qualitativas e vice-versa: os perigos dos "estudos híbridos"
+ Sugestões para a organização e redacção formal de um documento científico (tese; artigo)
+ Aspectos éticos a ter em conta no decurso de um estudo.
Docente(s) responsável(eis)
Cristina Maria Coimbra Vieira
Métodos de Avaliação
Avaliação
20% (apresentação oral do trabalho de síntese na aula aos colegas: 20.0%
Trabalho de síntese: 80.0%
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
Amado, J. (Org.). (2013). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Coimbra: Imprensa da UC.
Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora.
Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina.
Denzin, N. K. & Lincoln, Y. S. (Eds.) (2000). Handbook of Qualitative Research (2ª Ed.). Thousand Oaks: Sage.
Vieira, C. C. (1999). A credibilidade da investigação científica de natureza qualitativa: Questões relativas à sua fidelidade e validade. Revista Portuguesa de Pedagogia, XXXIII, 2, 89-116.
Vieira, C.C. (1995). Investigação quantitativa e investigação qualitativa: uma abordagem comparativa. Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica apresentadas à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Yin, R. K. (2008). Case Study Research. Design and Methods (4th ed.). London: Sage