Animação Sociocultural e Desenvolvimento Local

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02747983
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os estudantes devem possuir competências intermédias de escrita/conversação em língua Portuguesa, Inglês e Castelhano

Métodos de Ensino

Nesta Unidade Curricular privilegiam-se os métodos activo e expositivo, embora sejam mobilizados diversos métodos e estratégias nas aulas. Tendo em consideração o teor teórico-prático da Unidade Curricular serão abordados casos práticos, debatidas intervenções, analisados documentos diversos (e.g., normativos legais) e contrastadas práticas (e.g., através da análise comparada de projetos e de relatórios síntese de ações), todos eles exemplos de abordagens ativas. À exposição de conteúdos acresce ainda a utilização dos métodos interrogativo (e.g. análise de práticas) e demonstrativo

Resultados de Aprendizagem

Nesta Unidade Curricular analisam-se, criticamente, diferentes modelos e modalidades de Animação Sociocultural e Desenvolvimento Local. Promovem-se, neste contexto, a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências no âmbito da concepção, desenvolvimento, animação, gestão e avaliação de Programas de Animação Sociocultural e Desenvolvimento Local.

Competências a desenvolver nesta Unidade Curricular:

1. Reflectir criticamente sobre a especificidade do quadro teórico e das práticas da Animação Sociocultural e Desenvolvimento Local;

2. Conceber, desenvolver e avaliar projectos e programas de Animação Sociocultural e Desenvolvimento Local;

3. Analisar as variáveis envolvidas na gestão e animação de projectos e programas de Animação Sociocultural e Desenvolvimento Local.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Animação Sociocultural: definições e contextos 

II. A Animação Sociocultural no quadro da Educação Permanente e da Educação de Adultos 

III. Modelos Teóricos da Animação Sociocultural 

IV. Espaços e Destinatários da Animação Sociocultural 

V. Animação Sociocultural e desenvolvimento comunitário

VI. Animação Sociocultural e comunidades educativas

VII. Animação sociocultural e desenvolvimento sustentado 

VIII. Construção de Projectos e Programas de Animação Sociocultural  

IX. Métodos e Técnicas de Intervenção na Animação Sociocultural  

X. Avaliação da Animação Sociocultural 

XI. Gestão de Organizações e Projectos Culturais 

XII. Animação Sociocultural: perspectivas de futuro  

XIII. Pesquisa, apresentação e discussão de programas e projetos de Animação Sociocultural

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua: Frequência: 50% +Projecto: 50%: 100.0%

Avaliação
Avaliação final - Exame: 100.0%

Bibliografia

Costa, C. (2010). Animação sociocultural: Profissão e profissionalização dos animadores. Porto: LivPsic.

Costa, C. (2011). Animação sociocultural: Voluntariado e cidadania ativa. Porto: LivPsic.

Lopes, M. S. (2008). Animação Sociocultural em Portugal. Porto: LivPsic.

Lopes, M. (2011). Metodologias de investigação em animação sociocultural. Porto: LicPsic.

Lopes, M. & Pereira, J. (2011). Fronteiras da animação sociocultural. Porto: LivPsic.

Lopes, M.; Pereira, J. & Vieites, M. (2008). Animação Sociocultural: Desafios do Sec. XXI. Porto: LivPsic.

Merino, J. V. (1997). Programas de Animación Sociocultural. Tres instrumentos  para su diseño y evaluación. Madrid: Narcea.

Peres, A. & Lopes, M. (2007). Animação Sociocultural: Novos Desafios. Porto: LivPsic.

Rueda, L. G. (2001). Métodos para la Animación Sociocultural. Madrid: CCS.

Trilla, J. (1998). Animación Sociocultural. Teorías, programas y âmbitos. Barcelona: Ariel.