Gerontopedagogia
1
2021-2022
02747994
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Unidades curriculares/disciplinas de Educação e Formação de Adultos, de nível básico, ou de áreas significativamente relacionadas.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas são diversificadas, recorrendo-se a uma combinação de ensino transmissivo, sínteses bibliográficas, questionamento socrático, visionamento de filmes/recursos web, demonstrações, leituras e análise crítica de artigos científicos baseados em estudos empíricos e discussões em pequenos grupos. Será ainda importante a análise de indicadores estatísticos nacionais e internacionais disponíveis sobre aspectos relacionados com o envelhecimento. A reflexão em torno do papel do Estado e das políticas públicas também fará parte das estratégias usadas
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender o campo de estudos e intervenção da gerontopedagogia no quadro da educação ao longo da vida.
2. Conhecer o fenómeno do envelhecimento sob diversas perspectivas: demográfica, biológica, cognitiva, emocional, social e familiar.
3. Compreender a importância de educar para o envelhecimento saudável e participativo nas sociedades atuais, bem como conhecer os principais programas de estimulação e intervenção.
4. Refletir sobre a importância da cidadania ativa e das questões de género no envelhecimento e na melhoria da qualidade de vida, bem como compreender diferentes formas de discrimição de que as pessoas idosas podem ser alvo e estratégias de intervenção
5. Compreender a influência dos contextos familiares, institucionais e comunitários na promoção da qualidade de vida das pessoas idosas.
6. Reflectir criticamente sobre o papel do Mestre em CE, no domínio em apreço, na promoção do envelhecimento activo, seguindo o paradigma mais actual proposto pela OMS.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A gerontopedagogia no contexto da educação ao longo da vida.
2. A educação e o ciclo de vida: quadros concetuais sobre o envelhecimento
3. Envelhecimento demográfico e revolução gerontológica
4. Desenvolvimento e envelhecimento dos sistemas biológico, cognitivo, emocional e social
5. Envelhecimento bem-sucedido: modelos e programas de intervenção
6. Estimulação, aprendizagem e qualidade de vida em pessoas de idade avançada
7. Programas educativos intergeracionais
8. Educar para o processo de perda, de luto, a morte e o morrer
9. Género e envelhecimento: O duplo padrão
10. Cidadania e envelhecimento ativo
11. Família e envelhecimento
12. A prestação de cuidados a pessoas idosas em contexto familiar e institucional
13. A transição para a reforma e a aposentação: programas de intervenção
14. Os desafios colocados pelo paradigma do envelhecimento activo, proposto pela OMS.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação contínua: Trabalho de síntese: 50% + 50% relativos a apresentação e demonstrações em sala de aula de programas de intervenção com o respetivo trabalho escrito: 100.0%
Avaliação
avaliação final: exame: 100.0%
Bibliografia
Arnett, J. J., (2012). Human development: A cultural approach. Boston. PearsonEducation.
IMSERSO (2011). Envejecimientoactivo: Libro blanco. Madrid: Ministerio de Sanidade, Politica Social e Igualdad
Johnson, M.,&Bengtson, V., Coleman, P. & Kirkwood, T. (2005).The Cambridge handbook of age and ageing.Cambridge: Cambridge University Press.
Oliveira, A. L., Vieira, C. M., Lima, M. P., Alcoforado, L., Ferreira, S. M., & Ferreira, J. A. (2013), Promoting conscious and active learning and ageing: How to face current and future challenges? Coimbra: IUC.. http://www.uc.pt/imprensa_uc/catalogo/ebook/E-book_Promoting
Paúl, C., & Ribeiro, O. (2012). Manual de gerontologia: Aspetosbiocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Lisboa: Lidel, Edições técnicas.
Sherron, R. H., &Lumsden, D. B. (1978). Introduction to Educational Gerontology. Washington: Hemisphere Publishing Corporation.
Simões, A. (2006). A nova velhice: Um novo público a educar. Porto: Ambar.
Arnett, J. J., (2012). Human development: A cultural approach. Boston. PearsonEducation.
IMSERSO (2011). Envejecimientoactivo: Libro blanco. Madrid: Ministerio de Sanidade, Politica Social e Igualdad
Johnson, M.,&Bengtson, V., Coleman, P. & Kirkwood, T. (2005).The Cambridge handbook of age and ageing.Cambridge: Cambridge University Press.
Oliveira, A. L., Vieira, C. M., Lima, M. P., Alcoforado, L., Ferreira, S. M., & Ferreira, J. A. (2013), Promoting conscious and active learning and ageing: How to face current and future challenges? Coimbra: IUC.. http://www.uc.pt/imprensa_uc/catalogo/ebook/E-book_Promoting
Paúl, C., & Ribeiro, O. (2012). Manual de gerontologia: Aspetosbiocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Lisboa: Lidel, Edições técnicas.
Sherron, R. H., &Lumsden, D. B. (1978). Introduction to Educational Gerontology. Washington: Hemisphere Publishing Corporation.
Simões, A. (2006). A nova velhice: Um novo público a educar. Porto: Ambar.