Gerontopedagogia

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02747994
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Unidades curriculares/disciplinas de Educação e Formação de Adultos, de nível básico, ou de áreas significativamente relacionadas.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas são diversificadas, recorrendo-se a uma combinação de ensino transmissivo, sínteses bibliográficas, questionamento socrático, visionamento de filmes/recursos web, demonstrações, leituras e análise crítica de artigos científicos baseados em estudos empíricos e discussões em pequenos grupos. Será ainda importante a análise de indicadores estatísticos nacionais e internacionais disponíveis sobre aspectos relacionados com o envelhecimento. A reflexão em torno do papel do Estado e das políticas públicas também fará parte das estratégias usadas

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender o campo de estudos e intervenção da gerontopedagogia no quadro da educação ao longo da vida.

2. Conhecer o fenómeno do envelhecimento sob diversas perspectivas: demográfica, biológica, cognitiva, emocional, social e familiar.

3. Compreender a importância de educar para o envelhecimento saudável e participativo nas sociedades atuais, bem como conhecer os principais programas de estimulação e intervenção.

4. Refletir sobre a importância da cidadania ativa e das questões de género no envelhecimento e na melhoria da qualidade de vida, bem como compreender diferentes formas de discrimição de que as pessoas idosas podem ser alvo e estratégias de intervenção

5. Compreender a influência dos contextos familiares, institucionais e comunitários na promoção da qualidade de vida das pessoas idosas.

6. Reflectir criticamente sobre o papel do Mestre em CE, no domínio em apreço,  na promoção do envelhecimento activo, seguindo o paradigma mais actual proposto pela OMS.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A gerontopedagogia no contexto da educação ao longo da vida.

2. A educação e o ciclo de vida: quadros concetuais sobre o envelhecimento

3. Envelhecimento demográfico e revolução gerontológica

4. Desenvolvimento e envelhecimento dos sistemas biológico, cognitivo, emocional e social

5. Envelhecimento bem-sucedido: modelos e programas de intervenção

6. Estimulação, aprendizagem e qualidade de vida em pessoas de idade avançada

7. Programas educativos intergeracionais

8. Educar para o processo de perda, de luto, a morte e o morrer

9. Género e envelhecimento: O duplo padrão

10. Cidadania e envelhecimento ativo

11. Família e envelhecimento

12. A prestação de cuidados a pessoas idosas em contexto familiar e institucional

13. A transição para a reforma e a aposentação: programas de intervenção

14. Os desafios colocados pelo paradigma do envelhecimento activo, proposto pela OMS.

Métodos de Avaliação

Avaliação
avaliação final: exame: 100.0%

Avaliação
Avaliação contínua: Trabalho de síntese: 50% + 50% relativos a apresentação e demonstrações em sala de aula de programas de intervenção com o respetivo trabalho escrito: 100.0%

Bibliografia

Arnett, J. J., (2012). Human development: A cultural approach. Boston. PearsonEducation.

IMSERSO (2011). Envejecimientoactivo: Libro blanco. Madrid: Ministerio de Sanidade, Politica Social e Igualdad

Johnson, M.,&Bengtson, V., Coleman, P. & Kirkwood, T. (2005).The Cambridge handbook of age and ageing.Cambridge: Cambridge University Press.

Oliveira, A. L., Vieira, C. M., Lima, M. P., Alcoforado, L., Ferreira, S. M., & Ferreira, J. A. (2013), Promoting conscious and active learning and ageing: How to face current and future challenges? Coimbra: IUC.. http://www.uc.pt/imprensa_uc/catalogo/ebook/E-book_Promoting

Paúl, C., & Ribeiro, O. (2012). Manual de gerontologia: Aspetosbiocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Lisboa: Lidel, Edições técnicas.

Sherron, R. H., &Lumsden, D. B. (1978). Introduction to Educational Gerontology. Washington: Hemisphere Publishing Corporation.

Simões, A. (2006). A nova velhice: Um novo público a educar. Porto: Ambar.

Arnett, J. J., (2012). Human development: A cultural approach. Boston. PearsonEducation.

IMSERSO (2011). Envejecimientoactivo: Libro blanco. Madrid: Ministerio de Sanidade, Politica Social e Igualdad

Johnson, M.,&Bengtson, V., Coleman, P. & Kirkwood, T. (2005).The Cambridge handbook of age and ageing.Cambridge: Cambridge University Press.

Oliveira, A. L., Vieira, C. M., Lima, M. P., Alcoforado, L., Ferreira, S. M., & Ferreira, J. A. (2013), Promoting conscious and active learning and ageing: How to face current and future challenges? Coimbra: IUC.. http://www.uc.pt/imprensa_uc/catalogo/ebook/E-book_Promoting

Paúl, C., & Ribeiro, O. (2012). Manual de gerontologia: Aspetosbiocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Lisboa: Lidel, Edições técnicas.

Sherron, R. H., &Lumsden, D. B. (1978). Introduction to Educational Gerontology. Washington: Hemisphere Publishing Corporation.

Simões, A. (2006). A nova velhice: Um novo público a educar. Porto: Ambar.