Educação de Adultos e Cidadania

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02748001
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

N.A.

Métodos de Ensino

Participação em seminários temáticos. Discussão em grupo. Análise de instrumentos de política nacional e internacional actuais na área da educação e formação de adultos.

Resultados de Aprendizagem

- Realçar a natureza multidimensional do conceito de cidadania.

- Reflectir em torno do deficit de cidadania observado na sociedade em geral, dando particular relevância à população adulta.

- Analisar criticamente os efeitos negativos, para a vida das pessoas, quer da iliteracia cívica, quer da iliteracia cultural.

- Discutir alguns dos grandes temas de cidadania, partindo da análise de instrumentos de política nacional e internacional.

- Debater algumas das fragilidades da cidadania da população, associadas a categorias específicas de pertença das pessoas.

- Reflectir de que modo poderá a educação e formação de adultos contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania activa, numa sociedade democrática.

- Conceber programas de educação e formação de adultos vocacionados para o debate de importantes temas de cidadania.

- Delinear estratégias de intervenção particulares, no âmbito de uma educação para a cidadania, para públicos específicos, em contextos formais e não formais.

Estágio(s)

Não

Programa

A cidadania como conceito multidisciplinar.

- Cidadania passiva versus cidadania activa.

- Análise do documento produzido pelo “Fórum Educação para a Cidadania".

- Principais fragilidades da cidadania na população adulta: causas e consequências.

- Questões de género e cidadania: contextos formais e não formais e implicações para a vida individual ao longo do ciclo de vida.

- Características da formação para a cidadania no âmbito da educação e formação de adultos.

- Instrumentos de política nacional e internacional, direccionados para o exercício de uma cidadania democrática, que poderão ser úteis para a educação e formação de adultos.

- Discussão de temáticas específicas de cidadania, sempre orientadas por especialistas convidados, provenientes de áreas particulares (sete a oito por semestre).

Métodos de Avaliação

Avaliação
20% (apresentação oral individual de uma temática no âmbito da cidadania): 20.0%
Trabalho de síntese: 80.0%

Bibliografia

Arthur,J.,Davis,I.& Hahn,C.(Eds.)(2008).The Sage Handbook of Education for Citizenship and Democracy.Los Angeles:Sage

Benn,R.(2005).Including citizenship in the adult curriculum.Paper presented at SCUTREA,30th Annual Conference,U. of Nottingham

Cardona,M. J.(Coord.), Nogueira,C.,Vieira,C. C.,Uva, M.& Tavares, T.-C.(2010).Guião de Educação Género e Cidadania–Educação Pré-escolar.Lisboa:Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género

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Ostrouch-Kamińska,J.,Fontanini,Ch.&Gaynard,S.(2012)(Eds.),Considering gender in adult learning and in academia:(in)visible act. Wrocław:WydawnictwoNaukoweDolnośląskiejSzkołyWyższe