Educação de Adultos e Cidadania
1
2019-2020
02748001
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
N.A.
Métodos de Ensino
Participação em seminários temáticos. Discussão em grupo. Análise de instrumentos de política nacional e internacional actuais na área da educação e formação de adultos.
Resultados de Aprendizagem
- Realçar a natureza multidimensional do conceito de cidadania.
- Reflectir em torno do deficit de cidadania observado na sociedade em geral, dando particular relevância à população adulta.
- Analisar criticamente os efeitos negativos, para a vida das pessoas, quer da iliteracia cívica, quer da iliteracia cultural.
- Discutir alguns dos grandes temas de cidadania, partindo da análise de instrumentos de política nacional e internacional.
- Debater algumas das fragilidades da cidadania da população, associadas a categorias específicas de pertença das pessoas.
- Reflectir de que modo poderá a educação e formação de adultos contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania activa, numa sociedade democrática.
- Conceber programas de educação e formação de adultos vocacionados para o debate de importantes temas de cidadania.
- Delinear estratégias de intervenção particulares, no âmbito de uma educação para a cidadania, para públicos específicos, em contextos formais e não formais.
Estágio(s)
NãoPrograma
A cidadania como conceito multidisciplinar.
- Cidadania passiva versus cidadania activa.
- Análise do documento produzido pelo “Fórum Educação para a Cidadania".
- Principais fragilidades da cidadania na população adulta: causas e consequências.
- Questões de género e cidadania: contextos formais e não formais e implicações para a vida individual ao longo do ciclo de vida.
- Características da formação para a cidadania no âmbito da educação e formação de adultos.
- Instrumentos de política nacional e internacional, direccionados para o exercício de uma cidadania democrática, que poderão ser úteis para a educação e formação de adultos.
- Discussão de temáticas específicas de cidadania, sempre orientadas por especialistas convidados, provenientes de áreas particulares (sete a oito por semestre).
Métodos de Avaliação
Avaliação
20% (apresentação oral individual de uma temática no âmbito da cidadania): 20.0%
Trabalho de síntese: 80.0%
Bibliografia
Arthur,J.,Davis,I.& Hahn,C.(Eds.)(2008).The Sage Handbook of Education for Citizenship and Democracy.Los Angeles:Sage
Benn,R.(2005).Including citizenship in the adult curriculum.Paper presented at SCUTREA,30th Annual Conference,U. of Nottingham
Cardona,M. J.(Coord.), Nogueira,C.,Vieira,C. C.,Uva, M.& Tavares, T.-C.(2010).Guião de Educação Género e Cidadania–Educação Pré-escolar.Lisboa:Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
Cardona, M. J.(Coord.),Nogueira,C.,Vieira, Piscalho, I.,C.C.,Uva,M. & Tavares,T.-C.(2011).Guião de Educação Género e Cidadania–1º Ciclo do Ensino Básico.Lisboa: Comissão para a CIG
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Ostrouch-Kamińska,J.,Fontanini,Ch.&Gaynard,S.(2012)(Eds.),Considering gender in adult learning and in academia:(in)visible act. Wrocław:WydawnictwoNaukoweDolnośląskiejSzkołyWyższe