Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02748012
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposições, debates e desenvolvimento de trabalhos práticos.
Avaliação:
Estão previstas 2 modalidades de avaliação: Avaliação Periódica e Avaliação Final
A avaliação final consiste num exame (100%) e a avaliação periódica consta da realização de um relatório de seminário (25%); trabalho de investigação (25%) e um trabalho laboratorial ou de campo (50%).

Resultados de Aprendizagem

Compreender a importância da Validação de Adquiridos como espinha dorsal de uma política pública de Educação e Formação de Adultos;
Debater criticamente os conceitos e os modelos teóricos de suporte ao Reconhecimento, Validação e Certificação de Saberes e Competências;
Acompanhar candidatos a certificação no desenvolvimento de processos de reconhecimento pessoal e social de adquiridos experienciais, mediaando a realização de Balanços de Competências e a elaboração de Portefólios;
Preparar a realização de Júris de Validação e Certificação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Dois consensos nos debates atuais sobre educação e formação: aprendemos ao longo e em todos os espaços da nossa vida.
a. tipologia de aprendizagens: experiencial, por transmissão, aplicação e explicitação;
b. diferentes saberes e a dificuldade de encontrar formas de os tornar mutuamente equivalentes;
c. importância de todos os saberes para a vida e para o trabalho
2. Formação e Trabalho: crónica de uma relação difícil.
a. formar para (e no) trabalho: modelo da qualificação e modelo da competência;
b. profissão, qualificação, profissionalidade e empregabilidade: contributos da Validação de Adquiridos para a socialização profissional e a (re)construção de identidades;
3. Validação de adquiridos e cidadania
4. Limites e desafios para um sistema de validação de adquiridos baseado em competências
5. Modelos teóricos para o desenvolvimento de processos de reconhecimento, validação e Certificação de competências (RVCC)
7. Políticas e práticas de RVCC.

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
Trabalho de investigação: 25.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 25.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Adjas, S. (2006). La VAE, quand l'experience vaut le diplôme. Paris: Demos.
Alcoforado, L. (2001). O Modelo da Competência e os adultos portugueses não qualificados. Revista Portuguesa de
Pedagogia, Ano 35, nº1, 67-83.
Alcoforado (2012). Qualificar para novas oportunidades: desafios e limites. In J. M. Silva. Iniciativa novas oportunidades: teoria e práticas, (pp. 149-158). Leiria, Lisboa: IPL, ANQEP.
Evans, N. (2006a). Recognition, Assessment and Accreditation of Prior Learning : Background and Constituencies.
In C. Corradi, N. Evans & A, Valk. Recognising Experiential Learning. Practices in European Universities (pp. 17-36). Tartu: Tartu University Press.
Klenowski, V. (2005). Desarrollo de PORTAFOLIOS Para el Aprendizaje y la Evaluación. Madrid: Narcea.
Lainé, A. (2005). VAE, quand l’expérience se fait savoir. Paris: Érès.
Lemoine, C. (2005). Se former o bilan de compétences. Paris: Dunod