Investigação em Literatura de Língua Portuguesa

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02360531
Área Científica
Literatura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

O estudante deve ser detentor de formação graduada, no âmbito genérico dos estudos estudos literários, com destaque para a literatura portuguesa e para outras literaturas de língua portuguesa. O estudante deve revelar proficiência linguística irrepreensível em Português; recomenda-se ainda que seja conhecedor, no plano da competência de leitura para efeitos formativos, de duas línguas estrangeiras, sendo uma delas o inglês.

Métodos de Ensino

O ensino será de índole seminarial. O estudante será estimulado a dar um contributo de reflexão pessoal à análise e à problematização dos temas programáticos que a UC contempla, na sequência de sínteses e da formulação de questões pelo professor. O contributo do estudante pressupõe intervenções programadas em seminário, subsequentemente objeto de discussão e com apoio de textos de natureza teórica ou de casos de estudo.

Resultados de Aprendizagem

Após completar a unidade curricular, o estudante deve ser capaz de desenvolver questões de nível avançado colocadas pela literatura de língua portuguesa, nos diversos aspetos que o programa indica, e em direta relação com temas e subtemas de teoria literária, numa perspetiva que transcenda o âmbito das literaturas nacionais. Do mesmo modo, o estudante deve ter competência para optar por domínios ou temas de estudos que, em sintonia com o âmbito científico-­pedagógico do 2.º Ciclo, lhe permitam desenvolver investigação conducente ao grau de mestre. Nesse sentido, o estudante deve ser conhecedor de instrumentos e de rotinas de investigação em estudos literários.

Estágio(s)

Não

Programa

A unidade curricular trata de problematizar temas de investigação conducentes aos trabalhos académicos que, em âmbitos e sobre temas específicos, os alunos hão de empreender. Nesse sentido, a unidade curricular procura incorporar no estudante rotinas e instrumentos de investigação relacionados com o domínio de  estudos visado. Tópicos programáticos para desenvolvimento: O campo literário e as literaturas de língua portuguesa. A questão da lusofonia e das literaturas lusófonas. Questões institucionais, socioculturais e ideológicas; a questão do pós­colonial. A literatura de língua portuguesa e a sua relação com o campo das literaturas de língua portuguesa. Incidências linguísticas e comparatísticas. A literatura­mundo e a littérature­ monde. A história da literatura: problemas metodológicos e epistemológicos. Campos de estudo e implicações institucionais. Crítica textual e edição de textos.

Docente(s) responsável(eis)

Maria do Rosário Prata Ferreira dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 50.0%

Bibliografia

BERNARDES, J. (1999). História Crítica da Literatura Portuguesa. Vol. II (Humanismo e Renascimento). Lisboa: Verbo.

COUTINHO, A. (Dir.) & COUTINHO, E. (Co­Dir.) (1999). A Literatura no Brasil. 6 vols. 5.ª ed. São Paulo: Global.

DAMROSCH, D. (2003). What Is World Literature? Princeton: Princeton University Press.

GLISSANT, É. & CHAMOISEAU, P. (2007). Quand les murs tombent. Paris: Galaade.

LARANJEIRA, P. et alii. (1995). Literaturas africanas de expressão portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta. REIS, C. (2006). História Crítica da Literatura Portuguesa. Vol. IX (Do Neo­Realismo ao Post­Modernismo). Lisboa: Verbo.

REIS, C. & PIRES, M. (1999). História Crítica da Literatura Portuguesa. Vol. V (O Romantismo). 2.ª ed. Lisboa: Verbo.

RIBEIRO, M. (2000). História Crítica da Literatura Portuguesa. Vol. VI (Realismo e Naturalismo). 2.ª ed. Lisboa: Verbo.

SAUSSY, H. (2005). Comparative Literature in an Age of Globalization. Baltimore: The Johns Hopkins University Press.