Organização da Informação e do Conhecimento Digital
1
2017-2018
02355805
Ciências da Informação
Português
B-learning
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Particularmente recomendados os conhecimentos de 1º ciclo das Unidades Curriculares de Representação da Informação e de Normas e Metadados Digitais.
Métodos de Ensino
Método de ensino:
- Apresentação e discussão, em ambiente de seminário, dos conceitos nucleares da organização do conhecimento.
- Exploração e caracterização de projetos de organização do conhecimento na World Wide Web
- Apresentação e discussão, em ambiente de seminário, da Web Semântica.
O ensino-aprendizagem é suportado por uma plataforma tecnológica de ensino à distância.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da FLUC (disponível em http://www.uc.pt/fluc/regulamentos/docspdf/reg_aval_conhecim_2_ciclo_.pdf), aplica-se o regime de avaliação contínua.
Método de avaliação:
- Trabalho contínuo: envolvimento e participação nas sessões de seminário, em linha e fora de linha (50%)
- Trabalho final: redação de um artigo científico ou projeto (50%).
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular pretende abordar fundamentos teóricos, históricos e práticas atuais de organização do conhecimento. Partindo da discussão terminológica e do contexto de aplicação de esquemas semânticos como os thesaurus, as taxonomias e as ontologias, abordar-se-á a Web semântica, bem como novos esquemas de representação do conhecimento para compreender os fundamentos teóricos e as implicações práticas para o meio digital.
Objetivos
1) Compreender o contexto em que indivíduos e organizações operam hoje;
2) Compreender o papel que desempenha a gestão da informação e do conhecimento nas organizações;
3) Capacitar os alunos a selecionar as ferramentas informáticas mais adequadas à gestão da informação e do conhecimento.
Competências
Desenvolver uma prática profissional utilizando as ferramentas tecnológicas que facilitam a partilha do conhecimento;
Desenvolver o espírito de análise crítica na abordagem às questões da gestão da informação e do conhecimento.
Resultados de aprendizagem
1) Perceber os principais referenciais teóricos concernentes à origem dos conceitos fundamentais na organização do conhecimento.
2) Equacionar os principais referentes teóricos estruturantes à organização da informação e do conhecimento digital.
3) Problematizar os discursos e práticas científicas no campo da organização da informação e do conhecimento.
4) Perceber os principais problemas atuais no campo da organização da informação e do conhecimento, principalmente no que concerne ao impacto da tecnologia digital.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Organização do conhecimento: conceitos fundamentais
1.1. A origem e utilização dos sistemas de organização do conhecimento
1.2. Características dos sistemas de organização do conhecimento
2. Sistemas de organização do conhecimento e a sua aplicação a bibliotecas e arquivos digitais
2.1. Planeamento
2.2. Análise de necessidades
2.3. Infraestrutura
2.4. Implantação e manutenção
2.5. Interação com o utilizador
3. Ordem e desordem na organização do conhecimento: da classificação centralizada à distribuída
4.A Web semântica: visões e instrumentos
4.1. Open data
4.2. Linked data
4.3. Metadados e protocolos para a interoperabilidade.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques Borges
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho final: redação de um artigo científico ou projeto : 50.0%
Trabalho contínuo: envolvimento e participação nas sessões de seminário, em linha e fora de linha : 50.0%
Bibliografia
ABBAS, June (2010) - Structures for organizing knowledge. New York : Neal-Schuman. ISBN 9781555706999
BERNERS-LEE, T.; Fischetti, M. (1999) - Weaving the Web. San Francisco: Harper. P. 1-6; 123-141.
GILCHRIST, Alan (2003) - Thesauri, taxonomies and ontologies. Journal of Documentation, 59:1 (2003), 7-18.
HJØRLAND, B. (2008) - What is Knowledge Organization (KO)? Knowledge Organization. 35: 2/3 (2008), 86-
101.
LAMBE, Patrick (2007) - Organising knowledge. Oxford : Chandos. ISBN 1843342278
LEE, Sul H, ed. lit. (2007) - Digital information and knowledge management. Binghamton, NY : Haworth. ISBN
9780789035653
MACGREGOR, George, MCCULLOCH, Emma (2006) - Collaborative tagging as a knowledge organisation
and resource discovery tool. Library Review. 55:5 (2006), 291 - 300
ROWLEY, Jennifer (2008) - Organizing knowledge . 4ª ed. Hampshire : Ashgate. ISBN 9780754644316
SVENONIUS, E. (2001) -The Intellectual Foundation of Information Organization. Cambridge, Mass.: MIT Press. 1-14.