Temas de Desenvolvimento Moral e Psicossocial

Ano
1
Ano lectivo
2015-2016
Código
02720500
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

- Método expositivo/argumentativo, com suporte de projecção de material visual;

- Recurso a documentos filmados;

- Trabalhos de grupo com exposição oral;

- Discussão de casos.

 

Resultados de Aprendizagem

- Analisar e caracterizar os processos de desenvolvimento moral e psicossocial como aspectos específicos do desenvolvimento psicológico;

- Conhecer e caracterizar os processos de desenvolvimento moral e psicossocial ao longo da vida;

- Analisar criticamente os principais modelos explicativos destes processos;

- Identificar e aprofundar as questões de investigação fundamentais nestes processos;

- Relacionar o desenvolvimento moral e psicossocial com as diversas dimensões do desenvolvimento psicológico, assumindo uma perspectiva multidimensional e complexa do desenvolvimento.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução - Definição do objecto de estudo. Os processos de desenvolvimento moral e psicossocial como aspectos específicos do desenvolvimento psicológico.

Capítulo I – Desenvolvimento psicossocial e relações interpessoais

1. Factores que afectam a qualidade das relações interpessoais

2. Afecto e desenvolvimento psicossocial – a importância dos primeiros laços afectivos

3. Distanciamento afectivo, afecto negativo e desenvolvimento psicossocial – síndroma dos maus-tratos

4. Desenvolvimento psicossocial e desenvolvimento sócio-cognitivo ao longo da vida (a compreensão interpessoal e a acção interpessoal)

5. Perspectiva diacrónica e desenvolvimento psicossocial

6. Análise de alguns desvios – o comportamento anti-social; relação entre pares e bullying 

Capítulo II- Desenvolvimento moral

1. Génese e desenvolvimento da moralidade

2. Aspectos críticos na psicologia do desenvolvimento moral

3. Moralidade e condição humana

Conclusão – O desenvolvimento moral e psicossocial e a sua relação com as diferentes dimensões do desenvolvimento psicológico.

Docente(s) responsável(eis)

Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale Dias

Métodos de Avaliação

Final
Exame Final : 100.0%

Periódica
Exame (prova de tipo A) + Conjunto de tarefas/trabalhos propostos : 50.0%
Trabalho individual (prova de tipo B) + Conjunto de tarefas/trabalhos propostos: 50.0%

Bibliografia

Bornstein, M. H., & Lamb, M. E. (2011). Developmental Science: An Advanced Textbook (6th Ed.). NY: Psych. Press.

Damon, W. & Lerner, R. (2008) (Eds). Child and Adolescent Development. An Advanced Course. N. J.: John Wiley & Sons.

Lourenço, O. M. (1998). Psicologia de Desenvolvimento Moral (2ª ed.). Teoria, dados e implicações. Coimbra: Almedina.

Morgado, A., Vale Dias, M. L. & Paixão, M. P. (2011). Family structure and family relations: Implications for the development of socialization. In E. Catarsi et J.-P. Pourtois (Eds.), Education familiale et services pour l’enfance - I vol. (162-166). Firenze: Fir. Un. Press.

Selman, R.L. (2003). The promotion of social awareness. New York: Academic Press,Inc.

Turiel, E. (2008). The Development of Morality. In W. Damon & R. M. Lerner (Eds.).

Vale Dias, M. L. (2011). Religiosidade e comportamento desviante na adolescência: dados de um estudo empírico. Rer.Portug. Pedag, 1, 5-23.