Temas de Desenvolvimento Moral e Psicossocial
1
2015-2016
02720500
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
8.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
- Método expositivo/argumentativo, com suporte de projecção de material visual;
- Recurso a documentos filmados;
- Trabalhos de grupo com exposição oral;
- Discussão de casos.
Resultados de Aprendizagem
- Analisar e caracterizar os processos de desenvolvimento moral e psicossocial como aspectos específicos do desenvolvimento psicológico;
- Conhecer e caracterizar os processos de desenvolvimento moral e psicossocial ao longo da vida;
- Analisar criticamente os principais modelos explicativos destes processos;
- Identificar e aprofundar as questões de investigação fundamentais nestes processos;
- Relacionar o desenvolvimento moral e psicossocial com as diversas dimensões do desenvolvimento psicológico, assumindo uma perspectiva multidimensional e complexa do desenvolvimento.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução - Definição do objecto de estudo. Os processos de desenvolvimento moral e psicossocial como aspectos específicos do desenvolvimento psicológico.
Capítulo I – Desenvolvimento psicossocial e relações interpessoais
1. Factores que afectam a qualidade das relações interpessoais
2. Afecto e desenvolvimento psicossocial – a importância dos primeiros laços afectivos
3. Distanciamento afectivo, afecto negativo e desenvolvimento psicossocial – síndroma dos maus-tratos
4. Desenvolvimento psicossocial e desenvolvimento sócio-cognitivo ao longo da vida (a compreensão interpessoal e a acção interpessoal)
5. Perspectiva diacrónica e desenvolvimento psicossocial
6. Análise de alguns desvios – o comportamento anti-social; relação entre pares e bullying
Capítulo II- Desenvolvimento moral
1. Génese e desenvolvimento da moralidade
2. Aspectos críticos na psicologia do desenvolvimento moral
3. Moralidade e condição humana
Conclusão – O desenvolvimento moral e psicossocial e a sua relação com as diferentes dimensões do desenvolvimento psicológico.
Docente(s) responsável(eis)
Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale Dias
Métodos de Avaliação
Final
Exame Final : 100.0%
Periódica
Exame (prova de tipo A) + Conjunto de tarefas/trabalhos propostos : 50.0%
Trabalho individual (prova de tipo B) + Conjunto de tarefas/trabalhos propostos: 50.0%
Bibliografia
Bornstein, M. H., & Lamb, M. E. (2011). Developmental Science: An Advanced Textbook (6th Ed.). NY: Psych. Press.
Damon, W. & Lerner, R. (2008) (Eds). Child and Adolescent Development. An Advanced Course. N. J.: John Wiley & Sons.
Lourenço, O. M. (1998). Psicologia de Desenvolvimento Moral (2ª ed.). Teoria, dados e implicações. Coimbra: Almedina.
Morgado, A., Vale Dias, M. L. & Paixão, M. P. (2011). Family structure and family relations: Implications for the development of socialization. In E. Catarsi et J.-P. Pourtois (Eds.), Education familiale et services pour l’enfance - I vol. (162-166). Firenze: Fir. Un. Press.
Selman, R.L. (2003). The promotion of social awareness. New York: Academic Press,Inc.
Turiel, E. (2008). The Development of Morality. In W. Damon & R. M. Lerner (Eds.).
Vale Dias, M. L. (2011). Religiosidade e comportamento desviante na adolescência: dados de um estudo empírico. Rer.Portug. Pedag, 1, 5-23.