Modelos Teóricos em Psicologia do Desenvolvimento
1
2018-2019
02720533
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
8.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos básicos em Psicologia do Desenvolvimento e conhecimentos básicos em língua inglesa.
Métodos de Ensino
Exposição oral dos conteúdos; discussão de casos; apresentações individuais e em grupo; discussão de textos e de outros materiais de aprendizagem.
Resultados de Aprendizagem
A Unidade Curricular de Modelos Teóricos em Psicologia do Desenvolvimento tem como objectivo principal proporcionar aos mestrandos uma reflexão em torno de alguns modelos teóricos relevantes em Psicologia do Desenvolvimento.
Estágio(s)
NãoPrograma
Modelos teóricos de desenvolvimento ao longo da vida: dos modelos clássicos aos desenvolvimentos contemporâneos (teorias, investigação/metodologias e intervenção)
Transições desenvolvimentistas (fundamentos dos modelos teóricos)
1. Desenvolvimento cognitivo & moral
Piaget, Kohlberg, William Perry, King e Kitchner.
2. Desenvolvimento psicossocial / identidade
Do modelo de Erikson às operacionalizações de Marcia e de Berzonsky (cf. desenvolvimento do adolescente).
Chickering (Identidade do jovem adulto/contexto do ensino superior)
Jane Kroger (Identidade ao longo a vida)
Loevinger (psicologia do ego) (…) Intimidade (perspectiva desenvolvimentista)
Prager (Psicologia da intimidade)
A proposta contemporânea de J. Arnett
3. Espiritualidade, sabedoria e sentido da vida (perspectivas desenvolvimentistas)
Contextos de vida: escola, trabalho, lazer (impacto no desenvolvimento da pessoa; tarefas desenvolvimentistas que se colocam aos indivíduos em diferentes fases da sua vida).
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho escrito individual obrigatório (análise crítica de um tema, completada com sugestões de texto científico atual, justificada a sua pertinência pelo aluno), que pode ser substituído por um exame final.: 100.0%
Bibliografia
Arnett, J. J. (2006). Emerging adulthood in Europe: A response to Bynner, Journal of Youth Studies, 9 (1), 111-123.
Csikszentmihalyi, M., & I. S. Csikszentmihalyi, I. S. (Eds.), (2006). A life worth living. Contributions to positive psychology. Oxford: Oxford University Press.
Konstam, V. (2007). Emerging and young adulthood. Multiple perspectives, diverse narratives. New York: Springer.
Kroger, J. (2006). Identity development. Adolescence through adulthood. 2th ed., Thousand Oaks: SAGE.
Lourenço, O. (2006). Psicologia do desenvolvimento moral: Teoria, dados e implicações (3ª ed.), Coimbra: Almedina.
Lapsley, D., & Narvaez, D. (Eds.), (2004). Moral development, self and morality. Mahwah, NJ: Erlbaum.
Peterson, C. (2009). Positive psychology. Reclaming Children and Youth, 18 (2), 3-7.