Modelos Teóricos em Psicologia do Desenvolvimento

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02720533
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos em Psicologia do Desenvolvimento e conhecimentos básicos em língua inglesa.

Métodos de Ensino

Exposição oral dos conteúdos; discussão de casos; apresentações individuais e em grupo; discussão de textos e de outros materiais de aprendizagem.

Resultados de Aprendizagem

A Unidade Curricular de Modelos Teóricos em Psicologia do Desenvolvimento tem como objectivo principal proporcionar aos mestrandos uma reflexão em torno de alguns modelos teóricos relevantes em Psicologia do Desenvolvimento.

Estágio(s)

Não

Programa

Modelos teóricos de desenvolvimento ao longo da vida: dos modelos clássicos aos desenvolvimentos contemporâneos (teorias, investigação/metodologias e intervenção)

Transições desenvolvimentistas (fundamentos dos modelos teóricos)

1. Desenvolvimento cognitivo & moral

Piaget, Kohlberg, William Perry, King e Kitchner.

2. Desenvolvimento psicossocial / identidade  

Do modelo de Erikson às operacionalizações de Marcia e de Berzonsky (cf. desenvolvimento do adolescente).

Chickering (Identidade do jovem adulto/contexto do ensino superior)

Jane Kroger (Identidade ao longo a vida)

Loevinger (psicologia do ego) (…) Intimidade (perspectiva desenvolvimentista)

Prager (Psicologia da intimidade)

A proposta contemporânea de J. Arnett

3. Espiritualidade, sabedoria e sentido da vida (perspectivas desenvolvimentistas)

Contextos de vida: escola, trabalho, lazer (impacto no desenvolvimento da pessoa; tarefas desenvolvimentistas que se colocam aos indivíduos em diferentes fases da sua vida).

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho escrito individual obrigatório (análise crítica de um tema, completada com sugestões de texto científico atual, justificada a sua pertinência pelo aluno), que pode ser substituído por um exame final.: 100.0%

Bibliografia

Arnett, J. J. (2006). Emerging adulthood in Europe: A response to Bynner, Journal of Youth Studies, 9 (1), 111-123.

Csikszentmihalyi, M., & I. S. Csikszentmihalyi, I. S. (Eds.), (2006). A life worth living. Contributions to positive psychology. Oxford: Oxford University Press.

Konstam, V. (2007). Emerging and young adulthood. Multiple perspectives, diverse narratives. New York: Springer.

Kroger, J. (2006). Identity development. Adolescence through adulthood. 2th ed., Thousand Oaks: SAGE.

Lourenço, O. (2006). Psicologia do desenvolvimento moral: Teoria, dados e implicações (3ª ed.), Coimbra: Almedina.

Lapsley, D., & Narvaez, D. (Eds.), (2004). Moral development, self and morality. Mahwah, NJ: Erlbaum.

Peterson, C. (2009). Positive psychology. Reclaming Children and Youth, 18 (2), 3-7.