Técnicas de Composição Avançada e Redacção Técnica

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02355499
Área Científica
Linguística
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Português de nível B2

Métodos de Ensino

Combinam-se momentos de exposição e exemplificação por parte da docente (D)com a participação dos/as alunos/as (A).

M1.(D)Exposição teórica dos tópicos do programa;

M2.(D)Exemplificação de análises e (re)construções de enunciados de vários tipos e extensões;

M3.(A)Análises e (re)construções de enunciados diversos, aplicando conceitos, estruturas e métodos aprendidos;

M4.(A)Correção e comentário de textos alheios;

M5.(D e A)Sempre que possível, identificação, nas estruturas em análise, de dificuldades tradutórias;

M6.(D)Comentário individualizado aos textos produzidos pelos/as estudantes

Resultados de Aprendizagem

Ao completar a unidade curricular, os/as estudantes deverão ser capazes de:

Ao nível das competências gerais:

C1.consolidar conhecimentos e competências fundamentais ao nível da compreensão do funcionamento das línguas naturais (na unidade e diversidade), do ponto de vista da descrição, da receção e da produção.

Ao nível das competências específicas:

C2.dominar os conceitos principais relacionados com a estrutura e dinâmica da unidade texto, aplicando-os na análise de textos de diversos tipos

C3.caraterizar o texto técnico (estrutura e estilo)

C4. ominar técnicas para a manipulação de textos, nomeadamente reformulações e condensações de diversos tipos

C5.dominar as estruturas sintáticas da construção da frase em português

C6.identificar áreas críticas da estrutura sintática do português, do ponto de vista da sua especificidade no conjunto das línguas

C7.dominar técnicas e estratégias para a planificação e elaboração de texto

C8.produzir textos claros, coerentes e formalmente corretos

Estágio(s)

Não

Programa

P1. Textualidade

P1.1. Coerência

P1.2. Coesão

P1.3. Organização da informação

P2. Tipologia textual

P2.1. Resumo

P2.2. Texto técnico

P3. Funcionamento da língua

P3.1. Concordâncias

P3.2. Estruturas argumentais

P3.3. Pronomes pessoais - colocação e referência

P3.4. Pontuação

P4. Técnicas e estratégias para a planificação e redação de texto técnico.

Docente(s) responsável(eis)

Maria da Conceição Carapinha Rodrigues

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes - 2 testes (25% + 25%) + Participação ativa e trabalhos elaborados na aula (50%): 100.0%

Bibliografia

CASTELEIRO, J. M. (org.) 2001. Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea. Academia das Ciências de Lisboa.

DELGADO-MARTINS, M. R. e FERREIRA, H. G. 2006. Português Corrente. Estilos de Português no Ensino Secundário. Lisboa: Caminho.

DIAS, D., Cordas, J. e Mouta, M. 2006. Em português? Claro! Porto: Porto Editora.

HEDGE, T. 1988. Writing. Oxford: OUP.

HOWARD, J. 1988. Words and Their Meanings. London: Longman.

MATEUS, M. H. et al.2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

PERES, J. e MÓIA, T. 1995. Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

SIMARD, J.-P. 1998. Guide du savoir-écrire. Montréal: Les Editions de L’Homme.

VENTURA, H. e M. CASEIRO. 1992. Dicionário Prático de Verbos Seguidos de Preposições. 2.ª ed. rev. e aumentada. Lisboa: Fim de Século.

Recursos online:

http://www.portaldalinguaportuguesa.org

http://ciberduvidas.sapo.pt/

http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx

http://www.flip.pt

http://dt.dgidc.min-edu.pt/

http://www.infopedia.pt