Técnicas de Composição Avançada e Redacção Técnica
1
2023-2024
02355499
Linguística
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Português de nível B2.
Métodos de Ensino
As sessões são constituídas por uma parte expositiva, a efetuar pelo docente, para apresentação de tópicos e conceitos do programa, sempre com exemplificação, e outra, de natureza prática, direcionada para as/os alunas/os, para aplicação de metodologias de análise, e de estruturas de construção e reconstrução de textos, trabalhados individualmente ou em pares, e para correção de textos, próprios ou alheios. Sempre que possível, identificam-se, nas estruturas em análise, dificuldades tradutórias. Cabe ao docente fazer o comentário, individualizado, dos textos produzidos pelas/os alunas/os.
Resultados de Aprendizagem
Ao completar a unidade curricular, os/as estudantes deverão ser capazes de:
Ao nível das competências gerais:
C1.consolidar conhecimentos e competências fundamentais ao nível da compreensão do funcionamento das línguas naturais (na unidade e diversidade), do ponto de vista da descrição, da receção e da produção.
Ao nível das competências específicas:
C2.dominar os conceitos principais relacionados com a estrutura e dinâmica da unidade texto, aplicando-os na análise de textos de diversos tipos
C3.caraterizar o texto técnico (estrutura e estilo)
C4.dominar técnicas para a manipulação de textos, nomeadamente reformulações e condensações de diversos tipos
C5.dominar as estruturas sintáticas da construção da frase em português
C6.identificar áreas críticas da estrutura sintática do português, do ponto de vista da sua especificidade no conjunto das línguas
C7.dominar técnicas e estratégias para a planificação e elaboração de texto
C8.produzir textos claros, coerentes e formalmente corretos.
Estágio(s)
NãoPrograma
P1. Textualidade
P1.1. Coerência
P1.2. Coesão
P1.3. Organização da informação
P2. Tipologia textual
P2.1. Resumo
P2.2. Texto técnico
P3. Funcionamento da língua
P3.1. Concordâncias
P3.2. Estruturas argumentais
P3.3. Pronomes pessoais - colocação e referência
P3.4. Pontuação
P4. Técnicas e estratégias para a planificação e redação de texto técnico.
Docente(s) responsável(eis)
Maria da Conceição Carapinha Rodrigues
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Participação ativa e trabalhos elaborados na aula: 50.0%
Bibliografia
Byrne, J. (2014). Scientific and Technical Translation Explained: A Nuts and Bolts Guide for Beginners. Routledge.
Delgado-Martins, M. R. e Ferreira, H. G. (2006). Português Corrente. Estilos de Português no Ensino Secundário. Caminho.
Delisle, J. e Fiola, M. A. (2013). La traduction raisonnée. Les Presses de l'Université d'Ottawa.
Dias, D., Cordas, J. e Mouta, M. (2006). Em português? Claro! Porto Editora.
Mateus, M. H. et al. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Caminho.
Olohan, M. (2016). Scientific and Technical Translation. Routledge.
Peres, J. e Móia, T. (1995). Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Caminho.
Simard, J.-P. (1998). Guide du savoir-écrire. Les Editions de L’Homme.
Ventura, H. e M. Caseiro. (1992). Dicionário Prático de Verbos Seguidos de Preposições. 2.ª ed. rev. e aumentada. Fim de Século.
Recursos online:
http://www.portaldalinguaportuguesa.org
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/
https://dicionario.priberam.org/
http://www.flip.pt
https://www.infopedia.pt