Argumento Cinematográfico

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02355179
Área Científica
Artes
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Nivel C1 de Inglês.

Métodos de Ensino

Serão adoptadas metodologias que combinam seminário e orientação tutorial, compostas por duas vertentes. (1) Uma vertente teórica, que é avaliada através de um trabalho escrito, uma análise estrutural de um argumento cinematográfico. (2) Uma vertente prática, em que o aluno é avaliado de forma contínua ao longo do semestre pela execução e apresentação de exercícios de escrita criativa e escrita de argumento, com ênfase na discussão e análise desses trabalhos, colectivamente; e através de um trabalho final: um argumento cinematográfico para uma curta­metragem.

Resultados de Aprendizagem

Dotar os alunos dos conhecimentos e prática necessários para (1) uma incisiva análise e estudo metodológico do argumento cinematográfico, compreendendo as diversas práticas e dispositivos nele inscritos; (2) a leitura do argumento cinematográfico enquanto universo de possibilidades visuais e (3) enquanto elemento estruturador e força motriz da produção cinematográfica. Espera- se também que, no final, (4) o aluno adquira a capacidade e a motivação necessárias à correta concepção e estruturação de um argumento cinematográfico, explorando ao máximo as suas capacidades criativas e características subjetivas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Aspectos Teóricos e Práticos do Argumento Cinematográfico

- o argumentista

- a escrita

- a tradição narrativa do enredo

- da matéria ao enredo

- a personagem

- o diálogo

- o conflito

- a estrutura

- a sinopse

2. Análise de Guiões e Filmes

- adaptação

- argumento original

- cinema documental

- cinema de género

3. Reflexões sobre Modelos de Escrita para Cinema

- modelos e criatividade

- narrativa e cinema

- escrita e cinema.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Marta Dias Teixeira da Costa Anacleto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho teórico escrito : 20.0%
Argumento para uma curta­metragem : 40.0%
Exercícios de escrita criativa e sua apresentação 20%; Participação 20%: 40.0%

Bibliografia

BATTY, C. 2013,“Writing the Screenplay”Harper,G.ed. A Companion to Creative Writing.Chichester:Wiley-Blackwell,98-114

CHION, M. 2007, Écrire un Scénario.Paris:Cahiers du cinéma

DANCYGER, K., RUSH J. 2007, Alternative Scriptwriting: Successfully Breaking the Rules.Burlington:Focal Press

EDGAR­HUNT, R., MARLAND, J., RICHARDS, J. 2009, Basics Film­Making: Screenwriting.Lausanne:AVA Pub.

LAVANDIER, Y., 2020. Évaluer un scénario, Bruxelles, Les Impressions Nouvelles.

MANCELOS, J. de, 2019. Como escrever um guião para uma curta-metragem, Lisboa, Colibri, 2019.

MARAS, S. 2009 Screenwriting: History, Theory and Practice.Middlesex:Wallflower Press.

MERCIER, C. 2017, La cinéfable entre drame et récit. Antimanuel de scénario, Paris, L'Harmattan.

PARENT­ALTIER, D. 2009, O Argumento Cinematográfico.Lisboa: Edições Texto&Grafia

PENNISTON, P. 2009, Talk the Talk: A Dialogue Workshop for Scriptwriters.Studio City: Michael Wiese Prod.

TROTTIER, D., 2019, The Screenwriter s Bible's, Silman-James Press.