Argumento Cinematográfico
1
2019-2020
02355179
Artes
Português
Presencial
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Proficiência mínima na língua inglesa e francesa é recomendada.
Métodos de Ensino
O ensino envolve duas vertentes para além da exposição do professor e da discussão de ideias e textos relacionados com o programa. (1) Uma vertente teórica, que é avaliada através de um trabalho escrito, uma análise estrutural de um argumento cinematográfico. (2) Uma vertente prática, em que o aluno é avaliado de forma contínua ao longo do semestre pela execução e apresentação de exercícios de escrita criativa e escrita de argumento, com ênfase na discussão e análise desses trabalhos, colectivamente; e através de um trabalho final: um argumento cinematográfico para uma curta-metragem.
Resultados de Aprendizagem
Dotar os alunos dos conhecimentos e prática necessários para:
(1) uma incisiva análise e estudo metodológico do argumento cinematográfico, compreendendo as diversas práticas e dispositivos nele inscritos;
(2) a leitura do argumento cinematográfico enquanto universo de possibilidades visuais e
(3) enquanto elemento estruturador e força motriz da produção cinematográfica. Espera-se também que, no final,
(4) o aluno adquira a capacidade e a motivação necessárias à correcta concepção e estruturação de um argumento cinematográfico, explorando ao máximo as suas capacidades criativas e características subjectivas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Aspectos Teóricos e Práticos do Argumento Cinematográfico
• o argumentista
• a escrita
• a tradição narrativa do enredo
• da matéria ao enredo
• a personagem
• o diálogo
• o conflito
• a estrutura
• a sinopse
2. Análise de Guiões e Filmes
• adaptação
• argumento original
• cinema documental
• cinema de género
3. Reflexões sobre Modelos de Escrita para Cinema
• modelos e criatividade
• narrativa e cinema
• escrita e cinema
Docente(s) responsável(eis)
Maria Marta Dias Teixeira da Costa Anacleto
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Exercícios de escrita criativa e sua apresentação: 20.0%
Participação (20%) + Trabalho teórico escrito (20%): 40.0%
Argumento para uma curta-metragem: 40.0%
Bibliografia
CARRIÈRE, Jean-Claude e Pascal BONITZE. Exercice du scénario. Paris: Femis, 1990.
CHION, Michel. Écrire un Scénario. Paris: Cahiers du cinéma, 2007.
DANCYGER, Ken e Jeff RUSH. Alternative Scriptwriting: Successfully Breaking the Rules. Burlington: Focal Press, 2007.
EDGAR-HUNT, Robert, John MARLAND, e James RICHARDS. Basics Film-Making: Sceenwriting. Lausanne: AVA Publishing, 2009
FIELD, Syd. Screenplay: The Foundations of Screenwriting. New York: Delta, 2005.
GATES, Tudor. Scenario: The Craft of Screenwriting. Middlesex: Wallflower Press, 2002.
MARAS, Steven, Screenwriting: History, Theory and Practice. Middlesex, Wallflower Press, 2009
PARENT-ALTIER, Dominique. O Argumento Cinematográfico. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2009
PENNISTON, Penny, Talk the Talk: A Dialogue Workshop for Scriptwriters. Studio City: Michael Wiese Productions, 2009.
SEGER, Linda. Como Triunfar como Argumentista (Um livro de exercícios sobre criatividade). Avanca: Cineclube de Avanca, 2008.