Argumento Cinematográfico

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02355179
Área Científica
Artes
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Proficiência mínima na língua inglesa e francesa é recomendada.

Métodos de Ensino

O ensino envolve duas vertentes para além da exposição do professor e da discussão de ideias e textos relacionados com o programa. (1) Uma vertente teórica, que é avaliada através de um trabalho escrito, uma análise estrutural de um argumento cinematográfico. (2) Uma vertente prática, em que o aluno é avaliado de forma contínua ao longo do semestre pela execução e apresentação de exercícios de escrita criativa e escrita de argumento, com ênfase na discussão e análise desses trabalhos, colectivamente; e através de um trabalho final: um argumento cinematográfico para uma curta-metragem.

Resultados de Aprendizagem

Dotar os alunos dos conhecimentos e prática necessários para:
(1) uma incisiva análise e estudo metodológico do argumento cinematográfico, compreendendo as diversas práticas e dispositivos nele inscritos;
(2) a leitura do argumento cinematográfico enquanto universo de possibilidades visuais e
(3) enquanto elemento estruturador e força motriz da produção cinematográfica. Espera-se também que, no final,
(4) o aluno adquira a capacidade e a motivação necessárias à correcta concepção e estruturação de um argumento cinematográfico, explorando ao máximo as suas capacidades criativas e características subjectivas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Aspectos Teóricos e Práticos do Argumento Cinematográfico

• o argumentista

• a escrita

• a tradição narrativa do enredo

• da matéria ao enredo

• a personagem

• o diálogo

• o conflito

• a estrutura

• a sinopse

 

2. Análise de Guiões e Filmes

• adaptação

• argumento original

• cinema documental

• cinema de género

 

3. Reflexões sobre Modelos de Escrita para Cinema

• modelos e criatividade

• narrativa e cinema

• escrita e cinema

Docente(s) responsável(eis)

Maria Marta Dias Teixeira da Costa Anacleto

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Exercícios de escrita criativa e sua apresentação: 20.0%
Participação (20%) + Trabalho teórico escrito (20%): 40.0%
Argumento para uma curta-metragem: 40.0%

Bibliografia

CARRIÈRE, Jean-Claude e Pascal BONITZE. Exercice du scénario. Paris: Femis, 1990.

CHION, Michel. Écrire un Scénario. Paris: Cahiers du cinéma, 2007.

DANCYGER, Ken e Jeff RUSH. Alternative Scriptwriting: Successfully Breaking the Rules. Burlington: Focal Press, 2007.

EDGAR-HUNT, Robert, John MARLAND, e James RICHARDS. Basics Film-Making: Sceenwriting. Lausanne: AVA Publishing, 2009

FIELD, Syd. Screenplay: The Foundations of Screenwriting. New York: Delta, 2005.

GATES, Tudor. Scenario: The Craft of Screenwriting. Middlesex: Wallflower Press, 2002.

MARAS, Steven, Screenwriting: History, Theory and Practice. Middlesex, Wallflower Press, 2009

PARENT-ALTIER, Dominique. O Argumento Cinematográfico. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2009

PENNISTON, Penny, Talk the Talk: A Dialogue Workshop for Scriptwriters. Studio City: Michael Wiese Productions, 2009.

SEGER, Linda. Como Triunfar como Argumentista (Um livro de exercícios sobre criatividade). Avanca: Cineclube de Avanca, 2008.