Terapias Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações da Personalidade

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
01740888
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

É aconselhável que os alunos tenham já obtido aproveitamento nas disciplinas de Psicopatologia I e II, Modificação do Comportamento, Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica, Terapia Cognitivo-Comportamental em Adultos I e II.

Métodos de Ensino

Expositivo, discussão de casos clínicos, role-play de sessões de psicoterapia. Exercícios de simulação a partir de personagens de filmes, literárias ou de figuras públicas com traços de perturbação da personalidade.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos Gerais: (1) conhecer a natureza, características e diagnósticos das perturbações da personalidade e (2) conhecer os principais modelos cognitivo-comportamentais para avaliação e intervenção nas perturbações da personalidade.

Objectivos específicos:

1. Domínio dos sistemas de diagnóstico das perturbações da personalidade (DSM-IV-R e CID 10);

2. Capacidade de avaliar perturbações da personalidade através de instrumentos estruturados e por entrevista clínica;

3. Domínio dos principais modelos para conceptualização e intervenção nas PP;

Competências a desenvolver:

Conhecimento dos sistemas de diagnóstico das perturbações da personalidade; capacidade de reconhecer e diagnosticar perturbações da personalidade e de realizar diagnósticos diferenciais; domínio das principais estratégias de intervenção com doentes do Eixo II; capacidade de adaptação das intervenções à patologia da personalidade; competências relacionais para intervenção com casos difíceis.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Perturbações da Personalidade – Introdução histórica e questões relevantes

2. As Perturbações da Personalidade no DSM IV e na CID 10

3. Epidemiologia e Comorbilidade das Perturbações da Personalidade

4. Instrumentos de avaliação para diagnóstico

5. Psicopatologia cognitiva das Perturbações da Personalidade e intervenção terapêutica: o modelo cognitivo de Beck e Freeman, a terapia focada nos esquemas de J. Young e a abordagem cognitivo-interpessoal de J. Safran

6. Questões críticas na psicoterapia das Perturbações da Personalidade: alcance, eficácia e limites da intervenção.

Docente(s) responsável(eis)

Daniel Maria Bugalho Rijo

Métodos de Avaliação

Periódica
trabalhos de grupo (3 elementos por grupo): (1) realização de diagnóstico para um caso de perturbação do Eixo II e (2) formulação do caso com base no modelo da Terapia Focada nos Esquemas (25% + 25%): 50.0%
2 testes escritos a realizar em sala de aula (25% + 25%): 50.0%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Beck, A. T.; Freeman, A. et al. (2004). Cognitive Therapy of Personality Disorders. NY: Guilford.

 

Giesen‑Bloo, J., van Dyck, R., Spinhoven, P., van Tilburg, W., Dirksen, C., van Asselt, T.,

Kremers, I., Nadort, M. & Arntz, A. (2006). Outpatient Psychotherapy for Borderline

Personality Disorder. Arch Gen Psychiatric, 63, 649‑658.

 

Pinto-Gouveia, J. & Rijo, D. (2001). Terapia Focada nos Esquemas: questões acerca da sua validação empírica. Psicologia. Vol XV (2), pp. 309-324.

 

Safran, J.D. & Segal, Z.V. (1990). Interpersonal Process in Cognitive Therapy. Basic Books.

Young, J. E., Klosko, J. S., & Weishaar, M. E. (2003). Schema Therapy. A practioner’s guide. New York: The Guilford Press.