Terapias Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações da Personalidade
4
2019-2020
01740888
Psicologia
Português
Presencial
4.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
É aconselhável que os alunos tenham já obtido aproveitamento nas disciplinas de Psicopatologia I e II, Modificação do Comportamento, Modelos Comportamentais e Modelos Cognitivos.
Métodos de Ensino
Expositivo, discussão de casos clínicos, role-play de sessões de psicoterapia. Exercícios de simulação a partir de personagens de filmes, literárias ou de figuras públicas com traços de perturbação da personalidade.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos Gerais: (1) conhecer a natureza, características e diagnósticos das perturbações da personalidade e (2) conhecer os principais modelos cognitivo-comportamentais para avaliação e intervenção nas perturbações da personalidade.
Objectivos específicos:
1. Domínio dos sistemas de diagnóstico das perturbações da personalidade (DSM 5 e CID 10);
2. Capacidade de avaliar perturbações da personalidade através de instrumentos estruturados e por entrevista clínica;
3. Domínio dos principais modelos cognitivo-comportamentais para conceptualização e intervenção nas PP;
Competências:
Conhecimento dos sistemas de diagnóstico das perturbações da personalidade; capacidade de reconhecer e diagnosticar perturbações da personalidade e de realizar diagnósticos diferenciais; domínio das principais estratégias de intervenção com doentes com PP; capacidade de adaptação das intervenções à patologia da personalidade; competências relacionais para intervenção com casos difíceis.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Perturbações da Personalidade – Introdução histórica e questões relevantes
2. As Perturbações da Personalidade no DSM 5 e na CID 10
3. Epidemiologia e Comorbilidade das Perturbações da Personalidade
4. Instrumentos de avaliação para diagnóstico
5. Psicopatologia cognitiva das Perturbações da Personalidade e intervenção terapêutica: o modelo cognitivo de Beck e Freeman, a Terapia Comportamental Dialética, a terapia focada nos esquemas de J. Young e a abordagem cognitivo-interpessoal de J. Safran
6. Questões críticas na psicoterapia das Perturbações da Personalidade: alcance, eficácia e limites da intervenção.
Docente(s) responsável(eis)
Daniel Maria Bugalho Rijo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial de estudo de caso realizado em grupo, valendo 6 valores (30%): 30.0%
Dois testes escritos sobre os conteúdos teóricos a realizar em sala de aula, valendo 7 valores cada um (14 valores; 70%): 70.0%
Bibliografia
Beck, A. T., Davis, D. D., and Freeman, A. (Eds) (2015). Cognitive Therapy of Personality Disorders (3rd Ed.). NY: Guilford.
Giesen‑Bloo, J., van Dyck, R., Spinhoven, P., van Tilburg, W., Dirksen, C., van Asselt, T.,
Kremers, I., Nadort, M. & Arntz, A. (2006). Outpatient Psychotherapy for Borderline
Personality Disorder. Arch Gen Psychiatric, 63, 649‑658.
Safran, J.D. & Segal, Z.V. (1990). Interpersonal Process in Cognitive Therapy. Basic Books.
Rafaeli, E., Bernstein, D. P., & Young, J. (2011). Schema therapy. New York: Routledge.
Swales, M. A., and Heard, H. L. (2016) Dialetical behavior therapy (2nd Ed). NY: Routledge.
Rijo, D. (2017). O questionário de esquemas de Young (YSQ-S3). In Gonçaves, M. Simões, M. R., & Almeida, L. (Eds). Psicologia clínica e da saúde: instrumentos de avaliação. Lisboa: PACTOR. (159-173)
R. Wainer, R. Erdos, K. Paim, and R. Andriola (Org.) (2016). Integração em psicoterapia: Terapia cognitiva focada em esquemas. Artmed/Brasil.