Terapias Cognitivo-Comportamentais em Crianças e Adolescentes I

Ano
4
Ano lectivo
2020-2021
Código
01740941
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se que os alunos tenham realizado previamente as disciplinas de Psicopatologia I e II, Psicologia do Desenvolvimento I e II, Modificação do Comportamento, e Modelos Comportamentais e Modelos Cognitivos

Métodos de Ensino

Serão utilizados essencialmente os métodos expositivo e interactivo. Realizar-se-ão igualmente atividades práticas, utilizando técnicas de modelamento participante, representação comportamental, discussão de casos e feedback.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos

Aquisição de conhecimentos que permitam a reflexão acerca dos principais paradigmas e modelos cognitivo-comportamentais na prática clínica com crianças e adolescentes, desde abordagens mais clássicas a abordagens de 3ª geração. Abordar alguns dos quadros clínicos mais prevalentes na infância e adolescência em termos de descrição clínica, classificação, epidemiologia, comorbilidade e etiologia, avaliação, conceptualização e intervenção cognitivo-comportamental.

 

Competências a Desenvolver

Espera-se a aquisição de conhecimentos teóricos e reflexão sobre os paradigmas em que assenta a prática da Terapia Cognitivo-Comportamental em crianças e adolescentes, de conhecimentos sobre algumas das perturbações mais prevalentes da infância e adolescência, e aquisição de competências  para efetuar diagnósticos, estabelecer os processos avaliativos adequados, conceptualizar o caso clínico e estabelecer uma estratégia terapêutica em termos cognitivo-comportamentais.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Questões introdutórias gerais: a. Aspetos desenvolvimentais relevantes para a TCC com crianças e adolescentes; b. Influência da família e questões práticas da intervenção na família.

2. Modelos teóricos específicos no âmbito da TCC com crianças e adolescentes.

3. A integração entre modelos e estratégias de intervenção, na formulação de caso cognitivo-comportamental.

4. Quadros e temas clínicos: Perturbação de Oposição, Perturbação do Comportamento, Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção, Depressão, Súícidio, Auto-Dano  e Conflito pais/adolescente, intervenções com adolescentes e pais.

As aulas práticas articulam-se com as teóricas e vão acompanhando as matérias aí lecionadas, abordando também, especificamente: objetivos e fases da intervenção; estabelecer a relação terapêutica; estratégias de avaliação; análise funcional e formulação de caso; desenvolvimento de programas terapêuticos, de acordo com formulações de caso; exemplificação de procedimentos terapêuticos.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Soares Matos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Friedberg, R. D., & McClure, J. M. (2015). Clinical Practice of Cognitive Therapy with Children and Adolescents: The Nuts and Bolts (2nd ed.). New York, United States: Guilford Press.

 

Graham, P., & Reynolds, S. (2013). Cognitive Behaviour Therapy for Children and Families (3rd ed.). Cambridge: Cambridge University Press.

 

Jongsma, A. E., Peterson, L. M., McInnis, W. P., Bruce, T. J. (2014). The Child Psychotherapy Treatment Planner: Includes DSM-5 Updates (5th ed.). New York, United States: John Wiley & Sons Inc.

 

Mash, E. J., & Barkley, R. A. (2014). Child Psychopathology (3rd ed.). New York, United States: Guilford Publications.

 

Shapiro, J. P. (2015). Child and Adolescent Therapy: Science and Art (2nd ed.). New York, United States: John Wiley & Sons Inc.