Terapias Cognitivo-Comportamentais em Crianças e Adolescentes I
4
2017-2018
01740941
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se que os alunos tenham realizado previamente as disciplinas de Psicopatologia I e II, Psicologia do Desenvolvimento I e II, Modificação do Comportamento e Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica
Métodos de Ensino
Serão utilizados essencialmente os métodos expositivo e interactivo. Realizar-se-ão igualmente atividades práticas, utilizando técnicas de modelamento participante, representação comportamental, discussão de casos e feedback.
Resultados de Aprendizagem
A disciplina proporciona aos alunos a aquisição de conhecimentos que permitem a reflexão acerca dos desenvolvimentos dos principais paradigmas e modelos cognitivo-comportamentais (CC) na prática clínica com crianças e adolescentes. Aborda os quadros clínicos mais prevalentes na infância e adolescência em termos de descrição clínica, classificação, epidemiologia, comorbilidade e etiologia e promove a conceptualização cognitivo-comportamental dos casos clínicos, permitindo aos alunos avaliar, diagnosticar e desenvolver estratégias terapêuticas, de acordo com modelos CC.
Resultados de aprendizagem
Espera-se que os alunos (a) adquiram/aprofundem conhecimentos sobre os paradigmas teóricos em que assenta a prática da TCC em crianças e adolescentes e de alguns dos distúrbios mais prevalentes da infância e adolescência; (b) efetuem avaliações, diagnósticos, conceptualizações e estratégias terapêuticas para casos particulares.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Questões introdutórias gerais: a. Aspetos desenvolvimentais relevantes para a TCC com crianças e adolescentes; b. A influência da família.
2. Modelos teóricos específicos importantes no âmbito da TCC com crianças e adolescentes.
3. A interligação e integração entre os modelos e as estratégias de intervenção, na formulação de caso CC.
4. A problemática da psicopatologia na infância e adolescência e as suas principais perturbações clínicas: Pert. de Oposição, Pert. do Comportamento, Pert. de Hiperatividade com Défice de Atenção, Depressão e Conflito pais/adolescente.
Certos temas são abordados duma forma privilegiada nas aulas práticas, nomeadamente: estabelecimento da relação terapêutica; fases da intervenção; avaliação e elaboração de análises funcionais e de formulações de casos; contacto com programas manualizados de tratamento; delinear programas terapêuticos, de acordo com formulações de caso; aplicação de estratégias e técnicas terapêuticas a situações particulares.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Paula Soares Matos
Métodos de Avaliação
Periódica
Trabalho de investigação: 50.0%
Exame: 50.0%
Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
-American Psychiatric Association(APA)(1994).Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders.4th ed.Washington DC:APA.
-Freeman,K.A. & Miller,C.A.(2002).Behavioral case conceptualization for children and adolescents.In Michael Hersen,Clinical behavior therapy.NY: Wiley.
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- Kendall,P.C.(2005).Child and adolescent therapy:cognitive-behavioral procedures.NY:Guilford.
- Mash,E.J. & Terdal,L.G.(1997)Assessment of childhood disorders(pp.71-129).NY:Guilford.
- Miller,W.R.& Rollnick,S.(2002).Motivational interviewing.Preparing people for change.2nd.ed..NY:Guilford.
- Orvaschel,H.,Faust,J.& Hersen,M.(2001).Handbook of conceptualization and treatment of child psychopathology.Amsterdam:Pergamon.
-Weisz,J.R.,& Kazdin,A.E.(Ed.)(2010).Evidence-based psychotherapies for children and adolescents.NY:Guilford.