Terapias Cognitivo-Comportamentais em Crianças e Adolescentes II
4
2019-2020
01740959
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se que os alunos tenham realizado previamente as disciplinas de Psicopatologia I e II, Psicologia do Desenvolvimento I e II, Modificação do Comportamento, Modelos Comportamentais e Modelos Cognitivos, e Terapias Cognitivo-Comportamentais em Crianças e Adolescentes I.
Métodos de Ensino
Serão utilizados essencialmente os métodos expositivo e interactivo. Realizar-se-ão igualmente actividades práticas, utilizando técnicas de modelamento participante, representação comportamental, discussão de casos e feedback.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos
Dar continuidade ao processo pedagógico da disciplina do 1º semestre, TCCCA I, desenvolvendo-se conhecimentos relativamente a diversos outros quadros clínicos específicos da infância e adolescência, no que diz respeito à sua caracterização clínica, critérios de diagnóstico, epidemiologia, avaliação, conceptualização e intervenção, desde a TCC mais clássica a abordagens de 3ª geração. Pretende-se ainda desenvolver competências de avaliação, diagnóstico, formulação cognitivo-comportamental e intervenção nestas perturbações, destacando aspetos específicos da expressão destes diagnósticos na infância e adolescência.
Resultados de aprendizagem
Espera-se que os alunos adquiram conhecimentos teóricos e práticos sobre algumas das perturbações mais prevalentes da infância e adolescência, para que fiquem capazes de efetuar diagnósticos, estabelecer os processos avaliativos, conceptualizar o caso clínico e estabelecer protocolos terapêuticos em termos cognitivo-comportamentais.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Revisão dos paradigmas de aprendizagem e modelos conceptuais e de mais importantes na Terapia Cognitivo-Comportamental.
2.Estratégias terapêuticas baseadas nos modelos mencionados, aplicadas a crianças e adolescentes.
3.Perturbações clínicas da infância e adolescência: apresentação clínica, critérios de diagnóstico, dados epidemiológicos, modelos conceptuais e estratégias terapêuticas: Perturbações de Ansiedade (ex. Ansiedade de Separação, Fobia à Escola, Fobia Social, Perturbação de Pânico); Perturbações de Eliminação (Enurese, Encoprese)
Docente(s) responsável(eis)
Maria do Céu Teixeira Salvador
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
- Friedberg, R. D., & McClure, J. M. (2015). Clinical Practice of Cognitive Therapy with Children and Adolescents: The Nuts and Bolts (2nd ed.). New York, United States: Guilford Press.
- Graham, P., & Reynolds, S. (2013). Cognitive Behaviour Therapy for Children and Families (3rd ed.). Cambridge: Cambridge University Press.
- Greco, L. A. & Hayes, S. (2008). Acceptance and Mindfulness Treatments for Children and Adolescents. Oakland: New Harbinger Publications
- Jongsma, A. E., Peterson, L. M., McInnis, W. P., Bruce, T. J. (2014). The Child Psychotherapy Treatment Planner: Includes DSM-5 Updates (5th ed.). New York, United States: John Wiley & Sons Inc.
- Stallard, P. (2009). Anxiety: Cognitive Behaviour Therapy with Children and Young People. London: Routledge.
- Shapiro, J. P. (2015). Child and Adolescent Therapy: Science and Art (2nd ed.). New York, United States: John Wiley & Sons Inc.