Terapias Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Alimentares

Ano
4
Ano lectivo
2011-2012
Código
01740899
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

É aconselhável que os alunos tenham já obtido aproveitamento nas disciplinas de Psicopatologia I, Psicopatologia  II, Modificação do Comportamento  e Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas recorrer-se-á ao método expositivo, com frequentes apresentações de exemplos/casos clínicos que ilustrem aspectos estudados. Nas aulas práticas serão apresentados diversos exemplos clínicos, com recurso frequente ao modelamento das competências de avaliação clínica e a exercícios de simulação (role-play). A articulação entre as aulas teóricas e práticas permitirá uma aproximação à realidade clínica cognitivo-comportamental, treinando os alunos em competências de avaliação em contexto clínico, elaboração de histórias clínicas, formulações cognitivo-comportamentais e na aplicação de diferentes estratégias de intervenção.

Resultados de Aprendizagem

Os objectivos da unidade curricular são: (1) contribuir para um conhecimento mais aprofundado das Perturbações Alimentares, no que diz respeito à sua caracterização clínica, classificação e diagnóstico; (2) dar a conhecer uma leitura cognitivo-comportamental destas perturbações e (3) desenvolver competências de avaliação, diagnóstico e, ainda, para de conceptualização de casos clínicos e a delineação de estratégias de intervenção clínica nestas perturbações.

No plano de competências teóricas:

1. Conhecimento dos quadros clínicos de Perturbações do Comportamento Alimentar;

2. Promover a reflexão sobre questões de diagnóstico associadas;

3. Conhecimento dos modelos cognitivo-comportamentais para a compreensão e intervenção;

4. Conhecimento de novas abordagens baseadas nos Modelos de 3ª geração;

No plano de competências práticas:

Desenvolvimento e treino de competências de avaliação clínica, de formulação cognitivo-comportamental e de intervenção terapêutica.

Estágio(s)

Não

Programa

As Perturbações do Comportamento Alimentar:

1. Classificação e diagnóstico: Características psicopatológicas e clínicas; critérios e questões associadas ao diagnóstico; a abordagem do DSM-V e a abordagem transdiagnóstica.

3. Epidemiologia: A incidência e a prevalência da anorexia nervosa, bulimia e de perturbação alimentar sem outra especificação.

4. Avaliação clínica dos distúrbios associados à imagem corporal e ao comportamento alimentar; Medidas, metodologia , implementação e adequabilidade dos diferentes instrumentos de avaliação.

5. Modelo cognitivo-comportamental: Factores etiológicos e desenvolvimentais (predisponentes, precipitantes e de manutenção da perturbação);

6. Programas de intervenção cognitivo-comportamental ;

7. A conceptualização das Perturbações do Comportamento Alimentar baseada no modelo evolucionário e na Teoria das Mentalidades Sociais.

8. Novas intervenções terapêuticas na psicopatologia alimentar: Princípios e programas.

Docente(s) responsável(eis)

José Augusto Veiga Pinto Gouveia

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Periódica
Trabalho de grupo (para 3 valores): 15.0%
Teste escrito final sobre todo o programa das aulas teóricas e práticas (para 17 valores): 85.0%

Bibliografia

Cooper, Z., & Shafran, R. (2008). Cognitive behaviour therapy for eating disorders. Behavioural and Cognitive Psychotherapy, 36(6), 713-722. doi:10.1017/S1352465808004736

Fairburn, C. G. (2008). Cognitive behavior therapy and eating disorders. New York: Guilford Press.

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Garner, D. M., & Bemis, K. M. (1982). A cognitive-behavioral approach to anorexia nervosa. Cognitive Therapy and Research, 6(2), 123–150. doi:10.1007/BF01183887

Goss, K., & Gilbert, P. (2002). Eating disorders, shame and pride: A cognitive-behavioural functional analysis. In P. Gilbert & J. Miles (Eds.), Body shame: Conceptualisation, research and treatment (pp. 219–255). New York: Brunner Routledge.