Terapias Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Alimentares
4
2011-2012
01740899
Psicologia
Português
Presencial
4.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
É aconselhável que os alunos tenham já obtido aproveitamento nas disciplinas de Psicopatologia I, Psicopatologia II, Modificação do Comportamento e Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica.
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas recorrer-se-á ao método expositivo, com frequentes apresentações de exemplos/casos clínicos que ilustrem aspectos estudados. Nas aulas práticas serão apresentados diversos exemplos clínicos, com recurso frequente ao modelamento das competências de avaliação clínica e a exercícios de simulação (role-play). A articulação entre as aulas teóricas e práticas permitirá uma aproximação à realidade clínica cognitivo-comportamental, treinando os alunos em competências de avaliação em contexto clínico, elaboração de histórias clínicas, formulações cognitivo-comportamentais e na aplicação de diferentes estratégias de intervenção.
Resultados de Aprendizagem
Os objectivos da unidade curricular são: (1) contribuir para um conhecimento mais aprofundado das Perturbações Alimentares, no que diz respeito à sua caracterização clínica, classificação e diagnóstico; (2) dar a conhecer uma leitura cognitivo-comportamental destas perturbações e (3) desenvolver competências de avaliação, diagnóstico e, ainda, para de conceptualização de casos clínicos e a delineação de estratégias de intervenção clínica nestas perturbações.
No plano de competências teóricas:
1. Conhecimento dos quadros clínicos de Perturbações do Comportamento Alimentar;
2. Promover a reflexão sobre questões de diagnóstico associadas;
3. Conhecimento dos modelos cognitivo-comportamentais para a compreensão e intervenção;
4. Conhecimento de novas abordagens baseadas nos Modelos de 3ª geração;
No plano de competências práticas:
Desenvolvimento e treino de competências de avaliação clínica, de formulação cognitivo-comportamental e de intervenção terapêutica.
Estágio(s)
NãoPrograma
As Perturbações do Comportamento Alimentar:
1. Classificação e diagnóstico: Características psicopatológicas e clínicas; critérios e questões associadas ao diagnóstico; a abordagem do DSM-V e a abordagem transdiagnóstica.
3. Epidemiologia: A incidência e a prevalência da anorexia nervosa, bulimia e de perturbação alimentar sem outra especificação.
4. Avaliação clínica dos distúrbios associados à imagem corporal e ao comportamento alimentar; Medidas, metodologia , implementação e adequabilidade dos diferentes instrumentos de avaliação.
5. Modelo cognitivo-comportamental: Factores etiológicos e desenvolvimentais (predisponentes, precipitantes e de manutenção da perturbação);
6. Programas de intervenção cognitivo-comportamental ;
7. A conceptualização das Perturbações do Comportamento Alimentar baseada no modelo evolucionário e na Teoria das Mentalidades Sociais.
8. Novas intervenções terapêuticas na psicopatologia alimentar: Princípios e programas.
Docente(s) responsável(eis)
José Augusto Veiga Pinto Gouveia
Métodos de Avaliação
Final
Exame: 100.0%
Periódica
Trabalho de grupo (para 3 valores): 15.0%
Teste escrito final sobre todo o programa das aulas teóricas e práticas (para 17 valores): 85.0%
Bibliografia
Cooper, Z., & Shafran, R. (2008). Cognitive behaviour therapy for eating disorders. Behavioural and Cognitive Psychotherapy, 36(6), 713-722. doi:10.1017/S1352465808004736
Fairburn, C. G. (2008). Cognitive behavior therapy and eating disorders. New York: Guilford Press.
Ferreira, C. (2003). Anorexia nervosa – A expressão visível do invisível: Contributos para a avaliação de atitudes e comportamentos em relação ao peso e à imagem corporal (Dissertação de Mestrado não publicada). Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Garner, D. M., & Bemis, K. M. (1982). A cognitive-behavioral approach to anorexia nervosa. Cognitive Therapy and Research, 6(2), 123–150. doi:10.1007/BF01183887
Goss, K., & Gilbert, P. (2002). Eating disorders, shame and pride: A cognitive-behavioural functional analysis. In P. Gilbert & J. Miles (Eds.), Body shame: Conceptualisation, research and treatment (pp. 219–255). New York: Brunner Routledge.