Psicopatologia Cognitivo-Desenvolvimental

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
01740913
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Pressupõe conhecimentos articulados com as seguintes unidades curriculares: Psicologia do Desenvolvimento (I e II), Psicopatologia (I e II) e Psicologia Clínica/Saúde (II), Psicofisiologia e Neuropsicologia.

Métodos de Ensino

1) Expositivo

2) Elaboração de fichas dentro e fora da sala de aula, individualmente e em grupo

3) Visionamento de filmes e debate em grupo.

4) Apresentação de um projecto de investigação desenvolvido de acordo com os princípios da Psicopatologia do Desenvolvimento (investigador convidado e debate)

5) Apresentação de um exemplo de aplicação da Psicopatologia do Desenvolvimento à prática clínica (um psicólogo convidado expõe o seu trabalho clínico e a forma como este se articula com os princípios da disciplina).

Resultados de Aprendizagem

O objectivo fundamental desta uc é promover a aquisição de conhecimentos e  a reflexão sobre os padrões de (in)adaptação longo do ciclo de vida, incluindo os factores, mecanismos e contextos que protegem os indivíduos da psicopatologia e aqueles que aumentam a vulnerabilidade às crises emocionais e psicopatologia. São ainda objectivos desta uc dar a conhecer as aplicações e implicações desta concepção do ponto de vista da investigação, prevenção e intervenção clínica

Competências:

(1) Valorizar uma perspectiva desenvolvimental sobre as origens, natureza e evolução da psicopatologia;

(2) Compreender a multiplicidade de trajectórias de desenvolvimento (in)adapativo, assim como as continuidades e descontinuidades entre o normal e o patológico;

(3) Valorizar a investigação como processo de construção de conhecimento sobre a Psicopatologia do Desenvolvimento;

(4) Reflectir sobre as implicações e aplicações da Psicopatologia do Desenvolvimento para a investigação e prática clínica.

Estágio(s)

Não

Programa

I - Perspectiva histórica sobre a Psicopatologia do Desenvolvimento (PD):

1. Contexto de emergência da disciplina;
2. Principais referências (internacionais e nacionais) de obras e de autores;
3. A Psicopatologia do Desenvolvimento como disciplina científica. Focos e domínios; conceitos-chave e questões de fundo desta área do conhecimento.

II - Linhas orientadoras da Psicopatologia do Desenvolvimento:

1. Perspectiva organizacional do desenvolvimento;
2. Adaptação e Incompetência;
3. O paradigma da diversidade de trajectórias individuais;
4. Resiliência, risco e protecção.

III. Relações, Cognições, Desenvolvimento e Psicopatologia:

1. Perspectiva desenvolvimental sobre as relações: a Teoria da Vinculação;
2. Desenvolvimento normativo da vinculação: A vinculação durante a infância;
3. Desenvolvimento normativo da vinculação: A vinculação durante a adolescência e idade adulta.

lV. Implicações da Psicopatologia do Desenvolvimento para a investigação e a prática clínica.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Cristina Cruz Sousa Portocarrero Canavarro

Métodos de Avaliação

Periódica
Trabalho individual, fora da sala de aula: 25.0%
Teste Individual, em sala de aula : 37.5%
Trabalho de Grupo, a realizar ao longo do semestre, fora da sala de aula, com apresentação final oral em sala de aula: 37.5%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Pedrosa, A., Pires, R., Carvalho, P., Canavarro, M. C., & Dattilio, F. (2011). Ecological contexts in adolescent pregnancy: The role of individual, sociodemographic, familial and relational variables in understanding risk of occurrence and adjustment patterns. Contemporary Family Therapy, 33, 107-127.

Cassidy, J. & Shaver, P. R. (1999). Handbook of attachment: Theory, research, and clinical implications. NY: The Guilford Press.

Cicchetti, D. & Cohen, D. J. (2009). Dev. psychopathology: Risk, disorder, and adaptation (3nd ed). NY: Wiley.

Cummings, E., Davies, P., & Campbell, S. (2000). Dev.psychop. and family processes: Theory, research, and clinical implications. NY: The Guilford Press.

Soares, I. (2000). Psicopatologia do Des.: Trajectórias (in)adaptativas ao longo da vida. Coimbra: Quarteto Editora.

Toth, S.&Cicchetti, D. (2010). The historical origins and developmental pathways of the discipline of Developmental Psychopathology. Israel J. of Psychiatry & Related Sciences,47, 95-104.