Avaliação e Programas de Reabilitação em Neuropsicologia
4
2011-2012
01740317
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Nenhuns.
Métodos de Ensino
Método expositivo; diapositivos; material de testing; treino com materiais de testing; avaliação de protocolos; sumários desenvolvidos; bibliografia (livros, capítulos, artigos, outros textos, slides apresentados nas aulas). Os materiais de testing encontram-se na Testoteca ou no Gabinete de Apoio à Investigação e Docência.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos:
1. Usar de modo rigoroso os instrumentos de avaliação neuropsicológica examinando diferentes funções neurognitivas.
2. Articular a informação obtida a partir dos instrumentos de avaliação neuropsicológica tendo em vista a elaboração de um Relatório Psicológico.
3. Conhecer princípios e técnicas de reabilitação neuropsicológica.
Competências:
1. Conhecer alguns dos principais testes neuropsicológicos necessários ao exercício profissional da Psicologia, incluindo as suas potencialidades e limites.
2. Demonstrar competência na administração, cotação e interpretação dos resultados nos testes.
3. Demonstrar capacidade para articular e comunicar informação obtida a partir da entrevista, história clínica e resultados nos testes no contexto da elaboração de um relatório neuropsicológico.
4. Compreender a complexidade do trabalho de avaliação e reabilitação neuropsicológicas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Avaliação Neuropsicológica. Biblioteca básica (livros, publicações periódicas, editoras de testes), história, princípios, utilizações.
2. Entrevista e história clínica.
3. Testes Neuropsicológicos: administração, cotação, interpretação.
4. Testes Neuropsicológicos e domínios de avaliação: Memória, Atenção, Funções Executivas, Linguagem, Motricidade, Lateralidade, Orientação.
5. Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC) no exame de diferentes condições clínicas e educativas (Epilepsia, PHDA, TCE).
6. Relatório neuropsicológico.
7. Questões especiais em Avaliação Neuropsicológica: Neuropsicologia pediátrica e forense.
8. Reabilitação em Neuropsicologia.
Docente(s) responsável(eis)
Marcelino Arménio Martins Pereira
Métodos de Avaliação
Final
Exame: 100.0%
Periódica
Trabalho prático individual : 50.0%
Exame escrito (teórico) - (Questões de Escolha múltipla, completamento, curto e médio desenvolvimento): 50.0%
Bibliografia
Armengol, G. C., Kaplan, E., & Moes, E. (2001). The consumer-oriented neuropsychological report. Lutz, FL: PAR.
Baron, I. S. (2004). Neuropsychological evaluation of the child. New York: Oxford University Press.
Horton Jr., A. M., & Hartlage, L. C. (Eds.) (2010). The handbook of forensic neuropsychology (2nd ed.). New York: Springer.
Koziol, L. F., & Budding, D. E. (2009). Subcortical structures and cognition: Implications for neuropsychological assessment. New York: Springer.
Lezak, M. D., Howieson, D. B., Loring, D. W., Hannay, H. J., & Fischer, J. S. (2004). Neuropsychological assessment (4rd ed.). New York: Oxford University Press.
Strauss, E., Sherman, E. M. S. & Spreen, O. (2006). A compendium of neuropsychological tests: Administration, norms, and commentary (2nd ed.). New York: Oxford University Press.
Wilson, B. A., Gracey, F., Evans, J. J., & Bateman, A. (Ed.) (2009). Neuropsychological rehabilitation: Theory, models, therapy and outcome. Cambridge, UK: Cambridge.