Avaliação e Programas de Reabilitação em Neuropsicologia

Ano
4
Ano lectivo
2011-2012
Código
01740317
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Nenhuns.

Métodos de Ensino

Método expositivo; diapositivos; material de testing; treino com materiais de testing; avaliação de protocolos; sumários desenvolvidos; bibliografia (livros, capítulos, artigos, outros textos, slides apresentados nas aulas). Os materiais de testing encontram-se na Testoteca ou no Gabinete de Apoio à Investigação e Docência.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos:

1. Usar de modo rigoroso os instrumentos de avaliação neuropsicológica examinando diferentes funções neurognitivas.

2. Articular a informação obtida a partir dos instrumentos de avaliação neuropsicológica tendo em vista a elaboração de um Relatório Psicológico.

3. Conhecer princípios e técnicas de reabilitação neuropsicológica.

Competências:

1. Conhecer alguns dos principais testes neuropsicológicos necessários ao exercício profissional da Psicologia, incluindo as suas potencialidades e limites.

2. Demonstrar competência na administração, cotação e interpretação dos resultados nos testes.

3. Demonstrar capacidade para articular e comunicar informação obtida a partir da entrevista, história clínica e resultados nos testes no contexto da elaboração de um relatório neuropsicológico.

4. Compreender a complexidade do trabalho de avaliação e reabilitação neuropsicológicas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Avaliação Neuropsicológica. Biblioteca básica (livros, publicações periódicas, editoras de testes), história, princípios, utilizações.

2. Entrevista e história clínica.

3. Testes Neuropsicológicos: administração, cotação, interpretação.

4. Testes Neuropsicológicos e domínios de avaliação: Memória, Atenção, Funções Executivas, Linguagem, Motricidade, Lateralidade, Orientação.

5. Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC) no exame de diferentes condições clínicas e educativas (Epilepsia, PHDA, TCE).

6. Relatório neuropsicológico.

7. Questões especiais em Avaliação Neuropsicológica: Neuropsicologia pediátrica e forense.

8. Reabilitação em Neuropsicologia.

Docente(s) responsável(eis)

Marcelino Arménio Martins Pereira

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Periódica
Trabalho prático individual : 50.0%
Exame escrito (teórico) - (Questões de Escolha múltipla, completamento, curto e médio desenvolvimento): 50.0%

Bibliografia

Armengol, G. C., Kaplan, E., & Moes, E. (2001). The consumer-oriented neuropsychological report. Lutz, FL: PAR.

Baron, I. S. (2004). Neuropsychological evaluation of the child. New York: Oxford University Press.

Horton Jr., A. M., & Hartlage, L. C. (Eds.) (2010). The handbook of forensic neuropsychology (2nd ed.). New York: Springer.

Koziol, L. F., & Budding, D. E. (2009). Subcortical structures and cognition: Implications for neuropsychological assessment. New York: Springer.

Lezak, M. D., Howieson, D. B., Loring, D. W., Hannay, H. J., & Fischer, J. S. (2004). Neuropsychological assessment (4rd ed.). New York: Oxford University Press.

Strauss, E., Sherman, E. M. S. & Spreen, O. (2006). A compendium of neuropsychological tests: Administration, norms, and commentary (2nd ed.). New York: Oxford University Press.

Wilson, B. A., Gracey, F., Evans, J. J., & Bateman, A. (Ed.) (2009). Neuropsychological rehabilitation: Theory, models, therapy and outcome. Cambridge, UK: Cambridge.