Terapias Cognitivo-Comportamentais em Adultos I
4
2020-2021
01740328
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
É aconselhável que os alunos tenham já obtido aproveitamento nas disciplinas de Psicopatologia I e II, e Modificação do Comportamento. A maioria da bibliografia e material de estudo será em língua inglesa.
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas recorrer-se-á ao método expositivo, com frequentes apresentações de exemplos/casos clínicos que ilustrem os diversos quadros estudados. Nas aulas práticas serão apresentados diversos exemplos clínicos, com recurso frequente ao modelamento das competências de avaliação e intervenção e a exercícios de simulação (role-play).
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos (1) conheçam o processo de avaliação clínica cognitivo-comportamental, (2) conheçam modelos específicos dos quadros clínicos abordados e (3) desenvolvam competências de avaliação, conceptualização e intervenção cognitivo-comportamental, obedecendo aos princípios da prática baseada na evidência.
Compet. teóricas:
1. Conhecimento dos pressupostos e métodos da avaliação cognitivo-comportamental ao longo do processo terapêutico;
2. Conhecimento dos modelos cognitivo-comportamentais para a compreensão e intervenção nos seguintes quadros clínicos: perturbações depressivas, perturbações ansiosas (ansiedade social), e perturbações do sono (insónia);
3. Conhecimento dos critérios subjacentes à validação empírica dos tratamentos
Compet. práticas:
1. Competências de avaliação cognitivo-comportamental;
2. Competências de intervenção terapêutica nos quadros lecionados
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O estado da arte das Terapias Cognitivo-comportamentais
2. A avaliação clínica cognitivo-comportamental ao longo do processo de mudança
3. Formulação cognitivo-comportamental de caso
4. O protocolo de intervenção cognitivo-comportamental
5. Psicoterapia baseada na evidência
6. Terapia Cognitiva da Depressão
7. Intervenção cognitivo-comportamental nas perturbações do sono (Insónia)
8. Terapia Cognitivo-comportamental das Perturbações Ansiosas (Fobia Social)
Docente(s) responsável(eis)
Daniel Maria Bugalho Rijo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial de estudo de caso realizado em grupo, valendo 6 valores (30%): 30.0%
Dois testes escritos sobre os conteúdos teóricos a realizar em sala de aula, valendo 7 valores cada um (14 valores; 70%): 70.0%
Bibliografia
Corrie, S., Townend, M., and Cockx, A. (2016). Assessment and case formulation in cognitive-behavioural therapy. Sage Publications Ltd
Beck, A. T., Rush, A. J., Shaw, B. F., and Emery, G. (1987). Cognitive therapy of depression. Gilford Press.
Beck, J. (2011). Cognitive behavior therapy: Basics and beyond. Gilford Press.
Hofmann, S. G. and Otto, M. W. (2008). Cognitive behavioral therapy for social anxiety disorder: Evidence-based and disorder-specific treatment techniques. Routledge.
Pinto Gouveia. J.(2000). Ansiedade Social:da timidez a fobia social.Coimbra:Quarteto Ed.
Espie, C. A., & Kyle, S. D. (2012). Cognitive behavioural and psychological therapies for chronic insomnia. In T. J. Barkoukis, J. K. Matheson, R. Ferber& K. Doghramji (Eds). Therapy in sleep medicine. Elsevier.
Harvey, A. G. & Gumport, N. B. (2015). Evidence-based psychological treatments for mental disorders: Modifiable barriers to access and possible solutions. Behaviour Research and Therapy, 68, 1-12