Terapias Cognitivo-Comportamentais em Adultos II

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
01740339
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

É aconselhável que os alunos tenham já obtido aproveitamento nas disciplinas de Psicopatologia I e II, Modificação do Comportamento, Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica, Psicofisiologia e Terapias Cognitivo-Comportamentais em Adultos I

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas o método expositivo constitui a base metodológica de ensino, com frequentes apresentações de exemplos/casos clínicos que ilustram os diversos quadros clínicos estudados. Nas aulas práticas serão apresentados diversos exemplos clínicos, com recurso frequente ao modelamento (role-play e vídeos) das competências de avaliação e intervenção clínica e a exercícios de simulação (role-play).

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos (1) conheçam de forma aprofundada os modelos que integram o paradigma cognitivo-comportamental (CC), (2) conheçam os modelos específicos de quadros clínicos comuns e (3) desenvolvam competências de avaliação, conceptualização de casos e interv. clínica.

Competências teóricas:

1. Conhecimento dos MCC dos seguintes quadros clínicos: ansiedade generalizada; hipocondria; perturbação obsessivo-compulsiva; perturbações de reacção ao stress, luto e depressão.

2. Conhecimento da associação entre alterações neuroanatómicas e neuroquímicas e perturbações do comportamento;

3. Reflectir sobre a família e a relação conjugal como contextos da etiologia e manutenção da perturbação e também da interv. 

Competências práticas:

1. Des. competências de avaliação CC, treinando os alunos na recolha de informação e elaboração de formulações CC;

2. Des. competências de intervenção terapêutica através do treino de aplicação de algumas técnicas CC.

Estágio(s)

Não

Programa

Aulas Teóricas:

1. Noções gerais sobre a aplicação dos princípios fundamentais do Modelo Cognitivo-Comportamental (CC) aos quadros clínicos.

2. Descrição e análise compreensiva de acordo com os modelos de terapia CC dos seguintes quadros clínicos: Perturbação de Ansiedade Generalizada; Hipocondria, Perturbação Obsessivo-Compulsiva; Perturbações de Reacção ao Stress, Luto e Perturbações Depressivas.

3. A família e a relação conjugal como contexto de etiologia e manutenção das perturbações e da intervenção  terapêutica.

Aulas Práticas:

1. Como realizar a avaliação em Terapia CC (solidificação de competências adquiridas em TCCAdI)

2. Estratégias e técnicas de intervenção: a) modelos explicativos e intervenção terapêutica: articulação entre a formulação do caso e o protocolo terapêutico; b) Principais estratégias e técnicas terapêuticas: sua relação com os Paradigmas Comportamentais e Cognitivos; c) Relação terapêutica e papel do terapeuta.

Docente(s) responsável(eis)

Daniel Maria Bugalho Rijo

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação periódica
Trabalho individual: 25.0%
Trabalho de Grupo, com apresentação final escrita e desempenho em role-play ou vídeo em sala de aula, sobre as “Estratégias Cognitivo-Comportamentais”: 37.5%
Teste individual: 37.5%

Bibliografia

Barlow, D. (1993) (Ed.). Clinical handbook of psychological disorders. New York: Guilford Press.

Beck, J. (2005). Cognitive therapy for challenging problems. New York: Guilford Press.

Canavarro, M. C. & Dattilio, F. M. (Coord.) (2011). Family therapy in health settings. Contemporary Family Therapy, 33(2).

Clark, D. & Fairburn, C. (1997) (Eds.). Science and practice of cognitive behaviour therapy. Oxford: Oxford University Press.

David Barlow (Ed.). (1993). Clinical handbook of psychological disorders. New York: Guilford Press.

Dobson, K. (2001) (Ed.). Handbook of Cognitive-Behavioral Therapies. New York: Guilford Press.

Green, R. & Ostrabder, R. (2009). Neuroanatomy for students of behavioral disorders. NY: Norton & Comap.

Hawton, K., Salkovskiis, Kirk, J. & Clark, D. (1989) (Eds.). Cognitive behaviour therapy for psychiatric problems. Oxford: Oxford University Press.

Westbrook, D., Kennerley, H. & Kirk, J. (2010, 2nd ed.). An introduction to cognitive behaviour therapy. London: Sage.