Estruturas e Processos Organizacionais: Modelos Conceptuais, Avaliação e Diagnóstico

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
01740711
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Psicologia das Organizações I/Psicologia das Organizações II

Métodos de Ensino

Exposições. Debates. Actividades individuais e em grupo (e.g., estudo de casos, análise/discussão de textos, simulações, exercícios com base em questionários…).

Resultados de Aprendizagem

No final da Unidade Curricular, os estudantes devem ser capazes de:  

- Identificar os componentes básicos da estrutura organizacional, descrever o impacto dos seus principais determinantes e identificar as configurações organizacionais propostas por Mintzberg.

- Explicar a génese e o desenvolvimento dos grupos; indicar tipos e funções dos grupos nas organizações; identificar as principais linhas de investigação relativas à eficácia grupal;

- Discutir as abordagens à liderança;

- Definir conflito e tipos de conflito, reconhecer as suas etapas enquanto processo e identificar estratégias de abordagem aos conflitos;

- Reconhecer alguns instrumentos de medida dos processos organizacionais.

Resultados de aprendizagem

Competências de análise e de intervenção no domínio do Comportamento Organizacional, nomeadamente no que diz respeito a aspectos relacionados com a Estrutura Organizacional e com alguns processos organizacionais (trabalho em grupo/equipa; liderança; conflito).

Estágio(s)

Não

Programa

1. Estrutura e Configurações Organizacionais

- Componentes básicos, principais determinantes da estrutura organizacional;

- Configurações organizacionais de Mintzberg

2. Processos Organizacionais

2.1. Grupos nas Organizações

- O grupo como sistema, suas forças impulsoras de base e seus subsistemas fundadores;

- Tipos e funções dos grupos nas organizações;

- Desenvolvimento, eficácia e liderança nos grupos/equipas de trabalho

 2.2. Poder e Conflito

- Conflito e gestão de conflitos: tipos de conflito; conflito como processo; estratégias de abordagem aos conflitos;

2.3. Liderança

- Abordagens da liderança: a perspectiva dos traços e as abordagens centradas nos estilos de liderança, as abordagens situacionais e contingenciais, os modelos da liderança carismática e da liderança transformacional.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Renato Martins Ribeiro Silva Lourenço

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Periódica
Componente Individual (Exame): 50.0%
Componente Grupal (Elaboração de Trabalho + Realização e apresentação de Poster): 50.0%

Bibliografia

Lourenço, P. & Dimas, I. (2011). O Grupo revisitado: considerações em torno da dinâmica e dos processos grupais. In A. D. Gomes (Coord.), Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos (pp. 133-199). Coimbra, Imprensa da Universidade.

Mintzberg, H. (1983). Structure in fives: Designing Effective Organizations. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.

Salas, E., Stagl, K., Burke, C. & Goodwin, G. (2007). Fostering team effectiveness in organizations: Toward an integrative theoretical framework. Nebraska Symposium on Motivation, 52, 185-243.

Thomas, K. (1992). Conflict and Negotiation Processes in Organizations. In M. Dunnette (Ed.) Handbook of Industrial and Organizational Psychology, vol.3, (pp. 651-17). Palo Alto: Consulting Psychologists Press.

Yukl, G. & Van Fleet, D. (1992). Theory and Research on Leadership in organizations, In Dunnette M & Hough, L. (eds), Handbook of Ind. and Org. Psychology, Vol 3, Palo Alto: Consulting Psychologists Press.