Intervenção em Psicologia do Trabalho

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
01740744
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos conhecimentos específicos para a realização da presente unidade curricular. Recomendam-se, no entanto, alguns conhecimentos da área da Psicologia das Organizações.

Métodos de Ensino

Aulas com uma componente teórica (expositivas) e teórico-prática, análise e discussão de casos práticos, visionamento de filmes em pequenos grupos, revisão da literatura científica, elaboração, apresentação e debate de trabalhos sobre tópicos específicos indicados pela docente.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre com esta disciplina é esperado que os alunos consigam:

Compreender a importância da análise do trabalho em contexto organizacional;

Analisar as funções e as dimensões da tarefa relevantes para o bem-estar do ocupante e da viabilidade da organização;

Identificar os alvos de mudança tendo em vista o bem-estar do ocupante e da viabilidade da organização;

Planear estratégias para a mudança nas funções e nas tarefas relevantes para o bem-estar do ocupante e da viabilidade da organização;

Iniciar a implementação destas mudanças;

Controlar e avaliar criticamente o impacto de tais mudanças.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Teorias psicológicas sobre design do trabalho (estudo da fadiga, características do trabalho e ergonomia psicológica).

2. Programas de aplicação (Democracia industrial, humanização do trabalho, qualidade de vida no trabalho, saúde e segurança e estudo do erro humano).

3. A noção multidimensional da performance no trabalho (dimensões cognitivas da performance, stresse e esforço psicológico).

4. Design do trabalho e mudança tecnológica (tele-trabalho e interfaces homem-máquina).

5. Tempo no trabalho e design da tarefa (mudanças no trabalho e reacções psicológicas às alterações do factor tempo, ritmos biológicos e mudança no trabalho).

6. Trabalho individual e em equipa (design do trabalho e das tarefas em equipa).

7. Riscos psicossociais e do trabalho: trabalho relacionado com o stresse, doenças e dependências (modelos de prevenção do risco psicossocial, competências na intervenção ao nível do risco psicossocial).

8. O contexto das intervenções no trabalho: a relação custos-eficácia das intervenções no trabalho e os processos de mudança organizacional relacionados com as intervenções no trabalho.

Docente(s) responsável(eis)

Carla Maria Santos Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de grupo: 50.0%
Exame Final ou Trabalho Individual : 50.0%

Bibliografia

Axtell,C.,…(2001).Designing and evaluating new ways of working:The application of some socio-technical tools. Human factors and ergonomics in manufacturing,11:1-18

Leka,S.&Cox, T.(2010) Psychological Risk Management at the workplace Level.In S. Leka & J.Houdmont, (Eds),Occupational Health Psychology (pp. 124-156).UK:Wiley-Blackwell

Mathews,G.,Davies, D.,Westerman,S. & Stammers, R (2000).Human performance:Cognition, stress and individual differences.Hove (UK):Psychology Press

Oeij,P.&Wiezer,N.(2002).New work organization, working conditions and quality of work: Towards the flexible firm?European Foundation for the improvement of living and working conditions

Parker,S.&Wall,T.(1998).Job work design:Organizing work to promote well-being and effectiveness.Thousand Oaks:SAGE

Peiró,J.(1999).Valoración de riesgos psicosociales y estrategias de prevención:el modelo AMIGO como base de la metodología Prevenla/Psicosocial.Revista de Psicología de Trabajo y de las Organizaciones,15(2):267-314.