Técnicas de Intervenção e Avaliação Organizacional

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
01740789
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomendam-se conhecimentos gerais da área da Psicologia das Organizações

Métodos de Ensino

Trabalhos sobre textos; debates; análise de casos; exercícios práticos; simulações.

Resultados de Aprendizagem

No final desta unidade curricular os estudantes deverão: 

. Conhecer e saber utilizar técnicas e instrumentos de avaliação organizacional;

. Possuir capacidades de diagnóstico e de avaliação no domínio das organizações;

. Ter desenvolvido um conjunto de competências nucleares para a realização do Estágio e para o exercício das funções de psicólogo nas organizações (quer como consultor externo quer como consultor interno).

Estágio(s)

Não

Programa

1. Contexto da Avaliação Organizacional

1.1. Clarificação conceptual e metodológica

1.2. Dilemas éticos no exercício da consultoria

  2. Intervenção no domínio do diagnóstico/avaliação Organizacional

2.1. Distinção e articulação entre investigação e intervenção 

2.2. Modelos de avaliação e níveis de análise

2.3. Técnicas de recolha de informação

3. Diagnóstico/avaliação organizacional em vários domínios (e.g., satisfação no trabalho, qualidade)

Docente(s) responsável(eis)

Teresa Manuela Marques Santos Dias Rebelo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Realização de quatro trabalhos, de carácter obrigatório, ao longo do semestre (peso para a nota final: 25% cada): 100.0%

Bibliografia

Anderson, D. L. (2017). Organization Development: The process of leading organizational change (4rd Ed.). Thousand Oaks: Sage.

Dimas, I., Alves, M., Lourenço, P. R., & Rebelo, T. (2016). Equipas de Trabalho: Instrumentos de Avaliação. Lisboa: Sílabo.

Fields, D. (2002). Taking the measure of work – A guide to validated scales for organizational research and diagnosis. Thousand Oaks: Sage.

Harrison, M. (2005). Diagnosing organizations: Methods, models and processes (3rd Ed.). Thousand Oaks: Sage.

 

Ordem dos Psicólogos Portugueses (2016). Código deontológico.

Robson, C. & McCartan, K. (2016). Real world research (4nd Ed.). Chichester, UK: John Wiley and Sons.

Rothwell, W., Stopper, A., & Myers, J. (Eds) (2017). Assessment and Diagnosis for Organization Development. Boca Raton, FL: CRC Press, Taylor & Francis.

Schein, E (1999). Process consultation revisited. Building the helping relationship. Reading, MA: Addison-Wesley.