Técnicas de Intervenção e Avaliação Organizacional
4
2019-2020
01740789
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Recomendam-se conhecimentos gerais da área da Psicologia das Organizações
Métodos de Ensino
Trabalhos sobre textos; debates; análise de casos; exercícios práticos; simulações.
Resultados de Aprendizagem
No final desta unidade curricular os estudantes deverão:
. Conhecer e saber utilizar técnicas e instrumentos de avaliação organizacional;
. Possuir capacidades de diagnóstico e de avaliação no domínio das organizações;
. Ter desenvolvido um conjunto de competências nucleares para a realização do Estágio e para o exercício das funções de psicólogo nas organizações (quer como consultor externo quer como consultor interno).
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Contexto da Avaliação Organizacional
1.1. Clarificação conceptual e metodológica
1.2. Dilemas éticos no exercício da consultoria
2. Intervenção no domínio do diagnóstico/avaliação Organizacional
2.1. Distinção e articulação entre investigação e intervenção
2.2. Modelos de avaliação e níveis de análise
2.3. Técnicas de recolha de informação
3. Diagnóstico/avaliação organizacional em vários domínios (e.g., satisfação no trabalho, qualidade)
Docente(s) responsável(eis)
Teresa Manuela Marques Santos Dias Rebelo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Realização de quatro trabalhos, de carácter obrigatório, ao longo do semestre (peso para a nota final: 25% cada): 100.0%
Bibliografia
Anderson, D. L. (2017). Organization Development: The process of leading organizational change (4rd Ed.). Thousand Oaks: Sage.
Dimas, I., Alves, M., Lourenço, P. R., & Rebelo, T. (2016). Equipas de Trabalho: Instrumentos de Avaliação. Lisboa: Sílabo.
Fields, D. (2002). Taking the measure of work – A guide to validated scales for organizational research and diagnosis. Thousand Oaks: Sage.
Harrison, M. (2005). Diagnosing organizations: Methods, models and processes (3rd Ed.). Thousand Oaks: Sage.
Ordem dos Psicólogos Portugueses (2016). Código deontológico.
Robson, C. & McCartan, K. (2016). Real world research (4nd Ed.). Chichester, UK: John Wiley and Sons.
Rothwell, W., Stopper, A., & Myers, J. (Eds) (2017). Assessment and Diagnosis for Organization Development. Boca Raton, FL: CRC Press, Taylor & Francis.
Schein, E (1999). Process consultation revisited. Building the helping relationship. Reading, MA: Addison-Wesley.