Técnicas de Intervenção e Avaliação Organizacional

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
01740789
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos conhecimentos específicos para a realização da presente unidade curricular. Recomendam-se, contudo, alguns conhecimentos gerais da área da Psicologia das Organizações.

Métodos de Ensino

Trabalhos sobre textos; debates; análise de casos; exercícios práticos; simulações.

Resultados de Aprendizagem

No final desta unidade curricular os estudantes deverão: 

. Conhecer e saber utilizar técnicas e instrumentos de avaliação organizacional;

. Possuir capacidades de diagnóstico e de avaliação no domínio das organizações;

. Ter desenvolvido um conjunto de competências nucleares para a realização do Estágio e para o exercício das funções de psicólogo nas organizações (quer como consultor externo quer como consultor interno).

Estágio(s)

Não

Programa

1. Contexto da Avaliação Organizacional

1.1. Clarificação conceptual e metodológica

1.2. Finalidades, focalizações e perspectivas

 

2. Intervenção no domínio do diagnóstico/avaliação Organizacional

2.1. Distinção e articulação entre investigação e intervenção

2.2. Requisitos científicos e metodológicos da avaliação

2.3. Modelos de avaliação e níveis de análise

2.4. Técnicas de recolha de informação


3. Diagnóstico/avaliação organizacional em vários domínios (e.g., satisfação no trabalho, qualidade)

Docente(s) responsável(eis)

Teresa Manuela Marques Santos Dias Rebelo

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Contínua
Quatro trabalhos de carácter obrigatório realizados ao longo do semestre (peso para a nota final: 25% cada) Exigida a presença aulas (75% no mínimo): 100.0%

Bibliografia

Brewerton,P., &Millward,L. (2001). Organizational Research Methods: A guide for students and researchers. London: Sage.

Fields,D. (2002). Taking the measure of work – A guide to validated scales for organizational research and diagnosis. Thousand Oaks: Sage.

Foddy, W. (1996). Como perguntar: Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta.

Harrison, M. (2005). Diagnosing organizations: Methods, models and processes (3rd Ed.). Thousand Oaks: Sage.

Levinson, H. (2002). Organizational assessment. A step-by-step guide to effective consulting. Washington, D.C.: APA.

Morgan, D. (Ed.) (1993). Successful focus group: Advancing the State of the art. Newbury Park, CA: Sage.

Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Código deontológico.

Robson, C. (2002) . Real world research (2nd Ed.). Oxford: Blackwell.

Schein, E (1999). Process consultation revisited. Building the helping relationship. Reading, MA: Addison-Wesley.