Técnicas de Intervenção e Avaliação Organizacional

Ano
4
Ano lectivo
2015-2016
Código
01740789
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos conhecimentos específicos para a realização da presente unidade curricular. Recomendam-se, contudo, alguns conhecimentos gerais da área da Psicologia das Organizações.

Métodos de Ensino

Trabalhos sobre textos; debates; análise de casos; exercícios práticos; simulações.

Resultados de Aprendizagem

No final desta unidade curricular os estudantes deverão: 

. Conhecer e saber utilizar técnicas e instrumentos de avaliação organizacional;

. Possuir capacidades de diagnóstico e de avaliação no domínio das organizações;

. Ter desenvolvido um conjunto de competências nucleares para a realização do Estágio e para o exercício das funções de psicólogo nas organizações (quer como consultor externo quer como consultor interno).

Estágio(s)

Não

Programa

1. Contexto da Avaliação Organizacional

1.1. Clarificação conceptual e metodológica

1.2. Finalidades, focalizações e perspectivas

 

2. Intervenção no domínio do diagnóstico/avaliação Organizacional

2.1. Distinção e articulação entre investigação e intervenção

2.2. Requisitos científicos e metodológicos da avaliação

2.3. Modelos de avaliação e níveis de análise

2.4. Técnicas de recolha de informação


3. Diagnóstico/avaliação organizacional em vários domínios (e.g., satisfação no trabalho, qualidade)

Docente(s) responsável(eis)

Teresa Manuela Marques Santos Dias Rebelo

Métodos de Avaliação

Contínua
Quatro trabalhos de carácter obrigatório realizados ao longo do semestre (peso para a nota final: 25% cada) Exigida a presença aulas (75% no mínimo): 100.0%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

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Fields,D. (2002). Taking the measure of work – A guide to validated scales for organizational research and diagnosis. Thousand Oaks: Sage.

Foddy, W. (1996). Como perguntar: Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta.

Harrison, M. (2005). Diagnosing organizations: Methods, models and processes (3rd Ed.). Thousand Oaks: Sage.

Levinson, H. (2002). Organizational assessment. A step-by-step guide to effective consulting. Washington, D.C.: APA.

Morgan, D. (Ed.) (1993). Successful focus group: Advancing the State of the art. Newbury Park, CA: Sage.

Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Código deontológico.

Robson, C. (2002) . Real world research (2nd Ed.). Oxford: Blackwell.

Schein, E (1999). Process consultation revisited. Building the helping relationship. Reading, MA: Addison-Wesley.