Técnicas de Intervenção e Avaliação Organizacional
4
2015-2016
01740789
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não são requeridos conhecimentos específicos para a realização da presente unidade curricular. Recomendam-se, contudo, alguns conhecimentos gerais da área da Psicologia das Organizações.
Métodos de Ensino
Trabalhos sobre textos; debates; análise de casos; exercícios práticos; simulações.
Resultados de Aprendizagem
No final desta unidade curricular os estudantes deverão:
. Conhecer e saber utilizar técnicas e instrumentos de avaliação organizacional;
. Possuir capacidades de diagnóstico e de avaliação no domínio das organizações;
. Ter desenvolvido um conjunto de competências nucleares para a realização do Estágio e para o exercício das funções de psicólogo nas organizações (quer como consultor externo quer como consultor interno).
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Contexto da Avaliação Organizacional
1.1. Clarificação conceptual e metodológica
1.2. Finalidades, focalizações e perspectivas
2. Intervenção no domínio do diagnóstico/avaliação Organizacional
2.1. Distinção e articulação entre investigação e intervenção
2.2. Requisitos científicos e metodológicos da avaliação
2.3. Modelos de avaliação e níveis de análise
2.4. Técnicas de recolha de informação
3. Diagnóstico/avaliação organizacional em vários domínios (e.g., satisfação no trabalho, qualidade)
Docente(s) responsável(eis)
Teresa Manuela Marques Santos Dias Rebelo
Métodos de Avaliação
Contínua
Quatro trabalhos de carácter obrigatório realizados ao longo do semestre (peso para a nota final: 25% cada) Exigida a presença aulas (75% no mínimo): 100.0%
Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
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Foddy, W. (1996). Como perguntar: Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta.
Harrison, M. (2005). Diagnosing organizations: Methods, models and processes (3rd Ed.). Thousand Oaks: Sage.
Levinson, H. (2002). Organizational assessment. A step-by-step guide to effective consulting. Washington, D.C.: APA.
Morgan, D. (Ed.) (1993). Successful focus group: Advancing the State of the art. Newbury Park, CA: Sage.
Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Código deontológico.
Robson, C. (2002) . Real world research (2nd Ed.). Oxford: Blackwell.
Schein, E (1999). Process consultation revisited. Building the helping relationship. Reading, MA: Addison-Wesley.