Psicologia da Educação I
1
2013-2014
01741236
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
5.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Métodos de Ensino
Método expositivo, discussão em grupo e trabalhos práticos [cf. Bidarra, 1998a, pp. 47-49]. Recursos audiovisuais e informáticos.
Método de Avaliação
A avaliação periódica da disciplina supõe a realização de três provas: Prova A (Prova teórica/Exame), Prova B (Trabalho individual) e Prova C (Prova prática), com a ponderação de 50%, 20% e 30%, respectivamente. A Prova C é realizada na mesma data da Prova A. Os alunos que realizarem, na sala de aula, 75% dos trabalhos relativos à componente prática da disciplina terão assegurada metade da cotação da Prova C.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Psicologia da Educação I tem como finalidade principal possibilitar o estudo sistemático dos fundamentos histórico-epistemológicos, dos conteúdos teórico-empíricos e das metodologias de investigação que constituem a Psicologia da Educação como um domínio específico do conhecimento científico, contribuindo para o desenvolvimento de competências de pesquisa e de intervenção neste domínio.
Resultados de aprendizagem
Pretende-se que, no termo do curso, os alunos estejam em condições de:
- Delimitar o campo da Psicologia da Educação, do objecto de estudo às relações intra e interdisciplinares;
- Identificar, analisar e apresentar de modo sistemático e crítico os modelos teóricos, os resultados da investigação empírica e as problemáticas de intervenção que dão corpo à disciplina;
- Distinguir as diferentes categorias de investigação psicológica em educação, as principais linhas de investigação e os métodos e técnicas correntemente utilizados.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução à psicologia da educação [Unidade 1]:
• Definição e objecto da psicologia da educação
• Dimensão fundamental e aplicada da psicologia da educação
• Área científica da psicologia da educação e relações intra e interdisciplinares
Psicologia e educação [Unidade 2]
• Teorias do desenvolvimento e educação
• Teorias do ensino e modelos de aprendizagem escolar
• As práticas educativas enquanto geradoras de novos problemas e teorias psicológicas
Docente(s) responsável(eis)
Maria Graça Amaro Bidarra
Bibliografia
Alexander, P. A., & Wine, P. H. (2006). Handbook of educational psychology (2nd ed.). Mahwah, N J: Erlbaum.
Barros, J. H. , & Barros, A. M. (1996). Psicologia da educação escolar (2 vol.). Coimbra: Almedina.
Bidarra, M. G. (1998). Psicologia da educação: Identidade(s) de uma disciplina. Revista Portuguesa de Pedagogia, 32(3), 99-11.
Col, C. (1988). Conocimiento psicológico y práctica educativa: Introducción a las relaciones entre psicología y educación. Barcelona: Barca Nova
Houdé, O. (2006). 10 leçons de psychologie et pédagogie. Paris: PUF.
Moore, A. (2000). Teaching and learning: Pedagogy, curriculum and culture. London. RoutledgeFalmer.
Pressley, M. , & Mc Cormick, C. (1995). Advanced educational psychology for educators, researchers and policymakers. New York: Harper Collins.
Raposo, N. V. (1995). Estudos de psicopedagogia (2ª ed.). Coimbra: Coimbra Editora.