Educação e Formação de Adultos I
2
2011-2012
01741417
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
5.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimento básico sobre a teoria e a prática educacional.
Métodos de Ensino
Exposições; discussões em grupo; debates; demonstrações; trabalho de campo (observações, entrevistas e revisões bibliográficas).
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular foi concebida para introduzir as bases da educação e formação de adultos, em termos da construção histórica, social e teórica do domínio, bem como para possibilitar o desenvolvimento de uma noção clara das peculiaridades do trabalho com adultos. A unidade curricular encontra-se dividida em dois módulos principais: 1) Referências históricas e conceptuais sobre a educação e formação de adultos; 2) Como aprendem os adultos? Referências teóricas e identificação de práticas.
Resultados de aprendizagem
No final do programa abaixo especificado, os alunos serão capazes de:
a) Compreender e discute as principais referências históricas e conceptuais da Educação e Formação de Adultos.
b) Identificar, descrever e discutir, criticamente, as principais características da sociedade actual, a nível científico e tecnológico, social, político, económico, demográfico e cultural, que tornam imperiosa a Educação e Formação de Adultos.
c) Reconhecer e analisar, criticamente, o papel da educação e formação de adultos, no contexto português.
d) Compreender e identificar as principais características dos adultos face à aprendizagem.
e) Conhecer e analisar criticamente alguns dos principais princípios subjacente à aprendizagem dos adultos.
f) Identificar a especificidade das actividades educativas com pessoas adultas.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Referências históricas e conceptuais da Educação e Formação de Adultos:
a. O conceito de adulto: diferentes leituras.
b. Educação versus Formação e Educação e Formação.
c. Educação formal, não formal e informal.
d. A sociedade do conhecimento e a Educação e Formação de Adultos: factores de caracterização.
e. Origens remotas da Educação de Adultos: as civilizações antigas; a literatura utópica e outras obras e autores de grande relevo; as grandes religiões do ocidente; o movimento iluminista; o socialismo de Marx-Engels e Lenine; séc. XIX (França, Inglaterra e Países escandinavos).
f. A curta história da Educação de Adultos: períodos de 1950 a 1970 e após 1970 – correntes e tendências.
g. A Educação de Adultos no pós II Guerra Mundial (contexto internacional): Papel e Conferências da UNESCO; papel de outras agências/organizações.
h. A Educação de Adultos em Portugal: monarquia liberal; I República; Estado Novo; Anos 70; Anos 80-90; A Educação e Formação de Adultos em Portugal após a V conferência da UNESCO.
i. A Educação e Formação de Adultos no contexto da Educação Permanente/Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida.
II. Como aprendem os adultos? Referências teóricas e identificação de práticas:
a. O adulto enquanto educando: a especificidade da aprendizagem dos adultos, em função das suas características, expectativas e motivações principais e da igualdade de oportunidades e de acesso.
b. Principais dimensões intervenientes no processo de aprendizagem, em perspectiva de desenvolvimento: evolução das funções cognitivas com o aumento da idade (perspectiva psicométrica, perspectiva da inteligência prática e perspectiva do pensamento pós-formal); evolução das características biológicas com o aumento da idade: envelhecimento físico: normal e patológico; Mudanças na visão; mudanças na audição; evolução das dimensões afectiva, motivacional e social.
c. Implicações educativas das principais características e dimensões inerentes à vida adulta.
d. A andragogia: noção, premissas, processo e críticas.
e. Ilustrações práticas de estruturas e processos de trabalho educativo/formativo com adultos, em função de trabalho de campo.
Docente(s) responsável(eis)
Albertina Lima Oliveira
Métodos de Avaliação
Periódica
Dinamizações na aula: 15.0%
Trabalho de campo e respectivo relatório : 35.0%
Frequência teórica: 50.0%
Final
Prova teórica de tipo A: 100.0%
Bibliografia
Canário, R. & Cabrito, B. (2005). Educação e formação de adultos: Mutações e convergências. Lisboa: Educa.
Canário, R. (2000). Educação de adultos: Um campo e uma problemática. Lisboa: Educa
Daines, J., Daines C., & Graham, B. (1992). Adult learning, adult teaching. Nottingham: University of Nottingham, Department of Adult Education.
De Natale, M. L. (2003). La edad adulta: Una nueva etapa para educarse. Madrid: Narcea
Knowles, M. (1990). The adult learner: A neglected species (4ª ed.). Houston: Gulf Publishing Company.
Oliveira, A. L. (2004). O professor enquanto facilitador da aprendizagem. Psychologica, nº Extra-Série de homenagem ao Prof. Doutor Manuel Viegas Abreu, 523-534.
Osório, A. R. (2005). Educação permanente e educação de adultos. Lisboa: Instituto Piaget
Rogers, A. (2002). Teaching adults (3ª ed.). Buckingham: Open University Press
Seamen, D. F. & Fellenz, R. A. (1989). Effective strategies for teaching adults. New York: Macmillan Publishing Company
Simões, A. (1979). Educação permanente e formação de professores. Coimbra: Livraria Almedina.
Simões, A. (2006). A nova velhice: Um novo público a educar. Porto: Ambar.