Metodologia da Investigação Científica

Ano
2
Ano lectivo
2020-2021
Código
01741631
Área Científica
Metodologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas, abrangendo:

 1) Exposição de conteúdos teóricos fundamentais para cada tema com recurso a meios audiovisuais;

 2) Resolução de problemas metodológicos recorrendo a exercícios de aplicação prática, através de programas específicos de análise de dados.

Resultados de Aprendizagem

O objectivo principal da unidade curricular de MIC consiste no desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências teóricas/técnicas necessárias para a prática da investigação científica no domínio das CS, através do estudo dos processos fundamentais/ estratégias específicas de planeamento, realização, análise, interpretação e apresentação dos resultados. No final da uc os alunos devem estar em condições de: equacionar e delimitar um problema em estudo, situando-o teoricamente e analisando de forma crítica as investigações de que foi objecto; elaborar um projeto de investigação, com indicação clara dos objectivos e adequada fundamentação das hipóteses a testar; construir/executar um plano de investigação(estabelecimento da validade dos resultados, operacionalização das variáveis e elaboração “instruções”);recolher, organizar e tratar os dados da investigação;interpretar/discutir resultados, extraindo conclusões/ implicações pertinentes;apresentar corretamente o rel.Final de investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução: Epistemologia e Metodologia

1.1 Considerações preliminares de natureza epistemológica

1.2 Teorias e hipóteses científicas.

2. Metodologia Geral: Estratégias de Investigação

2.1 Investigações experimentais

3. Metodologia específica: Técnicas de recolha de informação

3.1 Tipologia e funções das técnicas de recolha de informação

3.2 Estudo de documentos

3.3. Inquérito

3.4. Investigação qualitativa

4. Revisão e análise crítica da literatura científica

4.1. Estrutura e características fundamentais de um relatório de investigação

4.2. Análise “qualitativa” da literatura científica.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Jorge Santos Almeida Rama Ferro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame (100%) ou Dois testes teórico/práticos - Tipo A + Tipo C – 50% cada prova de avaliação: 100.0%

Bibliografia

Bickman,L., & Rog, D. J.(Eds.).(1998).Handbook of applied social research methods. Thousand Oaks, CA: Sage. (3rd ed.). Mahwah, NJ: Erlbaum

Crano,W. D., & Brewer, M. B. 2002).Principles and methods of social research (2nded.). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum

Hoyle,R. H., Harris, M. J., & Judd, C. M.(2002) Research methods in social relations (7th ed.). Pacific Grove, CA: Wadsworth. [8thed. – 2006] Rick Hoyle - Home Page Charles Judd-Home Page

 Marshall, C.(1999). Designing qualitative research (3rded.).Thousand Oaks: Sage

Mertens,D. M.(1998).Research methods in education and psychology: Integrating diversity with quantitative and qualitative approaches. Thousand Oaks: Sage.

Rosnow,R. L., & Rosenthal, R.(1998). Beginning behavioral research: A conceptual primer (3rd ed.). Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall. [4th ed. - 2001] [5th ed.-2007]

Schwandt,T. A. (1997). Qualitative inquiry: A dictionary of terms.Thousand Oaks: Sage.

Shadish,W. R., CooK, T. D., & Campbell,