Reabilitação em Populações Especiais
3
2020-2021
01741796
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino incluem as aulas expositivas, técnicas audiovisuais, visita a uma instituição de reabilitação (Centro de Paralisia Cerebral de Coimbra).
Resultados de Aprendizagem
No final da uc o aluno deve estar apto a: Enquadrar/analisar com espírito crítico a evolução e tendências atuais da legislação/políticas sociais da reabilitação no país; Conhecer a diversidade/prevalência dos diferentes grupos de populações especiais; Caracterizar do ponto de vista semiológico/epidemiológico/nosográfico os grupos especiais da população com: dificuldades de aprendizagem; deficiências sensoriais (visão e audição);deficiências motoras (paralisia cerebral);deficiência mental; doença mental; Conhecer as dificuldades/desafios da intervenção com doentes mentais, com destaque às intervenções psicoeducativas e comunitárias; Conhecer métodos/técnicas (com base nas teorias do desenvolvimento humano e sistemas sociais) que permitam dinamizar/mobilizar recursos com o objetivo de proporcionar respostas atempadas e adequadas, perspetivando um projecto de reabilitação integrado e realista; Participar na planificação e execução de projetos terapêuticos de reabilitação/habilitação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1) Conceitos de deficiência, incapacidade e desvantagem; 2) Conceito de reabilitação de acordo com a OMS; 3) Conceito de NEE; 4) Enquadramento legal e políticas sociais da reabilitação em Portugal; 5) Dificuldades de aprendizagem: definições e etiologias mais relevantes; estratégias de reabilitação; 6) Deficiência visual: taxionomia/etiologia; regularidades no desenvolvimento cognitivo e socioafetivo; estratégias de reabilitação; 7) Deficiência auditiva: taxionomia/etiologia; estratégias de reabilitação; 8) Paralisia cerebral: taxionomia/etiologias mais relevantes e estratégias de reabilitação; 9) Deficiência mental: taxionomia/etiologia; regularidades no desenvolvimento cognitivo e socioafetivo; estratégias de reabilitação; 10) Saúde mental e respostas institucionais: análise do Relatório sobre a Reestruturação e Desenvolvimento dos Serviços de Saúde Mental em Portugal (2007-2016); 11) Intervenções psicoeducativas na doença mental; 12) Intervenções comunitárias na doença mental.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Cristina Petrucci Almeida Albuquerque
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 50.0%
Avaliação dos trabalhos efectuados ao longo do semestre : 50.0%
Bibliografia
-Bautista, R. (1999). Necesidades educativas especiales. Málaga: Ediciones Aljibe.
-Hodapp. R. M. (1998). Development and disabilities: Intellectual, sensory and motor impairments. New York: Cambridge University Press..
-Navarro Gongora, J. (1996) Famílias com personas discapacitadas: características y fórmulas de intervención. Valladolid: Junta De castilla Y León.
-Rodrigues, D. (2001). Educação e diferença: Valores e práticas para uma educação inclusiva. Porto: Porto Editora.
-Belloso, J., Garcia, B. & Prado, E. (2000). Intervención psicoeducativa en un centro de rehabilitación psicosocial. Ver. Asoc. Esp. Neuropsiq., XX, 73, 23-40.
-McFarlane, W., Dixon, L., Lukens, E. & Lucksted, A. (2003). Family psychoeducation and schizophrenia: a review of the literature. Journal of Marital and Family Therapy, 29, 2, 223-245.
-Ministério da Saúde (2007). Relatório sobre a Reestruturação e Desenvolvimento dos Serviços de Saúde Mental em Portugal (2007-2016). (http://www.min-saude.pt)