Planificação e Intervenção Sócio-Educativa
3
2013-2014
01741800
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação
Métodos de Ensino
Organização transdisciplinar e de trabalho de equipa os métodos implicados poderão ser, entre outros:
a) Exposição de temas por parte das docentes, alunos e convidados
b) Exercícios práticos
c) Tutorias presenciais e à distância.
Resultados de Aprendizagem
PISE visa que os alunos conheçam, explorem/apliquem modelos de planeamento/intervenção/avaliação de programas/ projetos/ações socioeducativas que possam auxiliar os discentes na intervenção em diversos contextos e grupos-alvo do SS, numa perspetiva assumidamente transdisciplinar, centrada na resolução de problemas.
Os alunos aplicarão os modelos de intervenção socioeducativa no desenvolvimento de um programa/projeto/ evento/ação socioeducativa.
Competências esperadas:
Compreender os modelos teóricos de suporte à intervenção socioeducativa.
Refletir criticamente acerca das distintas análises e intervenções socieducativas e das novas lógicas de desenvolvimento pessoal/social/organizacional/comunitário.
Reconhecer e valorizar as competências pessoais/ interpessoais/ grupais/comunicação relacionadas com a gestão de um projecto de intervenção socioeducativa.
Articular os processos de gestão de projectos com as etapas do ciclo de vida de um projecto.
Conceber projectos de intervenção socioeducativa nas modalidades de prevenção social, apoio social/ (re)integração social de grupos específicos e animação socioeducativa e cultural.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Intervenção Socioeducativa: Concepções e tipologias de intervenção
A inevitabilidade de uma conceção de desenvolvimento em contexto
Promoção e competências (fatores protectores); prevenção e fatores de risco
Tipologias de Intervenção: universais, selectivas, indicadas e em passos múltiplos; primárias, secundárias e terciárias.
Intervenções baseadas em evidência:“evidence-based”
2. Planeamento e Avaliação de Projectos Socioeducativos: Modelos e Práticas
Ferramentas úteis para o ciclo dinâmico de desenvolvimento de um projecto socioeducativo
As etapas de elaboração de um projecto scioeducativo: Modelo de Ander-Egg (1981), Modelo de Planeamento de Projectos Sociais segundo Pérez Serrano (1997)
A avaliação (modelo multinível Kirkpatrick (2006) e Quadro Lógico)
O Modelo teórico-prático de Organização de Eventos Giacaglia (2006)
O Modelo Interactivo de Planificação de Programas Caffarella (2002)
3. Áreas e temas de intervenção socioeducativa na família, na escola, nos grupos e na comunidade.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro
Bibliografia
Armani, D. (2006). Como elaborar projectos? Guia Prático para a elaboração de projectos Sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial.
Caffarella, R. (2002). Planning Programs for Adult Learners: A Comprehensive Guide. San Francisco: Jossey-Bass.
Capucha, L. (2008). Planeamento e Avaliação de Projectos: Guião Prático. Lisboa: Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
Gaspar, M. (2005). Educação familiar como intervenção sócio-educativa: Porquês, para quem, como e por quem?. Revista Portuguesa de Pedagogia, 39 (3), 61-98.
Giacaglia, M. C. (2006). Organização de Eventos: Teoria e prática. S. Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Perez Serrano, G. (2008). Elaboração de Projectos Sociais: Casos Práticos. Porto: Porto Editora.
Perez Serrano, G. (2003). Intervenção em Pedagogia social. In Pedagogia Social- Educação Social: construcción científica e intervención prática Madrid:Narcea Ediciones.
Rojo, V., Jiménez, E., Flores, J., Clares, P., Rodriguez, S. & Santero, J. (2002). Diseño y Evaluación de Programas. Madrid: Editorial EOS.
Roldão, V. S. (2005). Gestão de Projectos: Abordagem instrumental ao planeamento, organização e controlo. Lisboa: Monitor.