Percepção e Atenção

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01740063
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio passivo do inglês; análise estatística.

Métodos de Ensino

Aulas magistrais. Demonstração de efeitos perceptivos. Realização de experiências (e análise de dados). Trabalho de grupo sobre tópicos específicos.

Resultados de Aprendizagem

A percepção é olhada na psicologia cognitiva como a primeira etapa na recolha e tratamento da informação. A atenção é entendida menos como um processo unitário do que como um recurso geral do funcionamento do sistema perceptivo-cognitivo-motor A unidade curricular propõe-se:

NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS TEÓRICAS

Apresentar e situar criticamente as principais teorias da percepção e da atenção;

Identificar as principais linhas de investigação e os paradigmas operatórios em ambos os domínios e, no caso da atenção, as conexões com uma gama variada de tópicos de estudo no âmbito dos processos básicos. 

NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS PRÁTICAS

 Exercitar paradigmas experimentais em ambos os domínios, ilustrando e operacionalizando as principais noções abordadas nas aulas teóricas.  

Dotar os estudantes com ferramentas suficientes para a colocação autónoma de problemas de percepção e atenção na perspectiva da psicologia cognitiva experimental. 

Estágio(s)

Não

Programa

CONTEÚDOS TEÓRICOS:

Teorias indirectas e directas da percepção: estado actual do debate, possibilidades de síntese.

Tópicos de percepção visual: percepção do movimento, da profundidade, da cor, de cenas e eventos.

Tópicos de percepção auditiva: a noção de objecto auditivo, localizaçao de sons, percepção da música. 

Teoria bayesiana da percepção e integração multissensorial.

Somestesia e sentidos químicos: elementos introdutórios.

Psicofísica sensorial: teorias e métodos.

Classificações da atenção: atenção ao espaço, às dimensões, ao objecto.

Teorias Cognitivas da Atenção: modelos de filtro, de recursos, processamento automático e controlado, modelos neoconexionistas, teorias do controlo atencional.

O estudo da atenção: paradigmas de busca, de pista, de filtro, de tarefa dual.

CONTEÚDOS PRÁTICOS

Leis de Hick. Paradigmas experimentais: Simon, Treisman, Navon, Stroop, Garner, Posner, primação e flanqueamento, rotações mentais, momento representacional, deteção de Sinal.  

Docente(s) responsável(eis)

Armando Luís Diniz Mónica de Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 20.0%
Frequência: 80.0%

Bibliografia

GORDON, I. (1989). Theories of visual perception. Chichester : John Wiley & Sons.

MATHER, G. (2009). Foundations of sensation and perception. Hove; Psychology Press.

SEKULER, R. & BLAKE, R. (2002). Perception. Boston: McGraw-Hill.

PALMER, S. (1999) Vision science : Photons to phenomenology. Cambridge, MA: The MIT Press.

BRUCE, V. & GREEN, P. (1993). La Perception Visuelle. Physiologie,

WADE, N, & SWANSTON, M. (2013). Visual perception: An introduction.

PASHLER, H. (1998). Attention. Hove: Psychology Press

PARASURAMAN, R. (Ed.) (2000). The attentive Brain. Cambridge, MA: The MIT Press.

BADDELEY, A. & WEISKRANTZ, L. (Eds.) (1993). Attention: selection, awareness, and control. Oxford: Clarendon Press.

Wickens, C. & McCarly, J. (2008). Applied attention theory. Boca Ration: CRC Press.