Percepção e Atenção
1
2023-2024
01740063
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio passivo do inglês; análise estatística.
Métodos de Ensino
Aulas magistrais. Demonstração de efeitos perceptivos. Realização de experiências (e análise de dados). Trabalho de grupo sobre tópicos específicos.
Resultados de Aprendizagem
A percepção é olhada na psicologia cognitiva como a primeira etapa na recolha e tratamento da informação. A atenção é entendida menos como um processo unitário do que como um recurso geral do funcionamento do sistema perceptivo-cognitivo-motor A unidade curricular propõe-se:
NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS TEÓRICAS
Apresentar e situar criticamente as principais teorias da percepção e da atenção;
Identificar as principais linhas de investigação e os paradigmas operatórios em ambos os domínios e, no caso da atenção, as conexões com uma gama variada de tópicos de estudo no âmbito dos processos básicos.
NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS PRÁTICAS
Exercitar paradigmas experimentais em ambos os domínios, ilustrando e operacionalizando as principais noções abordadas nas aulas teóricas.
Dotar os estudantes com ferramentas suficientes para a colocação autónoma de problemas de percepção e atenção na perspectiva da psicologia cognitiva experimental.
Estágio(s)
NãoPrograma
CONTEÚDOS TEÓRICOS:
Teorias indirectas e directas da percepção: estado actual do debate, possibilidades de síntese.
Tópicos de percepção visual: percepção do movimento, da profundidade, da cor, de cenas e eventos.
Tópicos de percepção auditiva: a noção de objecto auditivo, localizaçao de sons, percepção da música.
Teoria bayesiana da percepção e integração multissensorial.
Somestesia e sentidos químicos: elementos introdutórios.
Psicofísica sensorial: teorias e métodos.
Classificações da atenção: atenção ao espaço, às dimensões, ao objecto.
Teorias Cognitivas da Atenção: modelos de filtro, de recursos, processamento automático e controlado, modelos neoconexionistas, teorias do controlo atencional.
O estudo da atenção: paradigmas de busca, de pista, de filtro, de tarefa dual.
CONTEÚDOS PRÁTICOS
Leis de Hick. Paradigmas experimentais: Simon, Treisman, Navon, Stroop, Garner, Posner, primação e flanqueamento, rotações mentais, momento representacional, deteção de Sinal.
Docente(s) responsável(eis)
Armando Luís Diniz Mónica de Oliveira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 20.0%
Frequência: 80.0%
Bibliografia
GORDON, I. (1989). Theories of visual perception. Chichester : John Wiley & Sons.
MATHER, G. (2009). Foundations of sensation and perception. Hove; Psychology Press.
SEKULER, R. & BLAKE, R. (2002). Perception. Boston: McGraw-Hill.
PALMER, S. (1999) Vision science : Photons to phenomenology. Cambridge, MA: The MIT Press.
BRUCE, V. & GREEN, P. (1993). La Perception Visuelle. Physiologie,
WADE, N, & SWANSTON, M. (2013). Visual perception: An introduction.
PASHLER, H. (1998). Attention. Hove: Psychology Press
PARASURAMAN, R. (Ed.) (2000). The attentive Brain. Cambridge, MA: The MIT Press.
BADDELEY, A. & WEISKRANTZ, L. (Eds.) (1993). Attention: selection, awareness, and control. Oxford: Clarendon Press.
Wickens, C. & McCarly, J. (2008). Applied attention theory. Boca Ration: CRC Press.