Percepção e Atenção
1
2019-2020
01740063
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Inglês; Análise Estatística; Psicologia Experimental.
Métodos de Ensino
Aulas magistrais; demonstração de efeitos perceptivos: realização de experiências (e análise de dados); trabalho individual/de grupo sobre tópicos específicos.
Resultados de Aprendizagem
NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS TEÓRICAS
A percepção é entendida na psicologia cognitiva como a primeira etapa na recolha e tratamento da informação. A atenção é entendida menos como um processo unitário do que como uma dimensão central do funcionamento do sistema perceptivo-cognitivo-motor. A disciplina propõe-se:
(1) apresentar e situar as principais teorias da percepção e da atenção;
(2) identificar as principais linhas de investigação e os paradigmas operatórios em ambos os domínios e, no caso da atenção, as conexões com uma gama variada de tópicos de estudo no âmbito dos processos básicos.
NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS PRÁTICAS
(3) ilustrar e operacionalizar as principais noções abordadas nas aulas teóricas. Exercitar paradigmas experimentais em ambos os domínios.
Estágio(s)
NãoPrograma
TEÓRICAS
Classificações da atenção. Atenção ao espaço, atenção ao objecto, atenção às dimensões. Teorias Cognitivas da Atenção: modelos de filtro; modelos de recursos; processamentos automático e controlado; modelos neoconexionistas; modelos de controlo central. Paradigmas de estudo da atenção:de busca, de pista, de filtro, tarefas duais.
Teorias indirectas e directas da percepção: estado actual do debate e possibilidades de síntese. Sensação e Psicofísica: métodos psicofísicos. Teoria da Gestalt e reinterpretações bayesianas. Percepção Visual: bases, percepção da cor, da profundidade, do movimento, reconhecimento de objectos, percepção de cenas e eventos. Percepção auditiva: localização dos sons, percepção da música. Tacto, temperatura e dor. Sentidos Químicos. Percepção multisensorial.
PRÁTICAS
Lei de Hick. Paradigmas de Simon, Treisman, Navon, Stroop, Garner, Posner, primação e flanqueamento. Rotações mentais. Momento representacional. Teoria da Deteção de Sinal
Docente(s) responsável(eis)
Armando Luís Diniz Mónica de Oliveira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Realização de um trabalho de grupo : 20.0%
Exame: 80.0%
Bibliografia
PASHLER, H. (1998). Attention. Hove: Psychology Press
PARASURAMAN, R. (Ed.) (2000). The attentive Brain. Cambridge, MA: The MIT Press.
BADDELEY, A. & WEISKRANTZ, L. (Eds.) (1993). Attention: selection, awareness, and control. Oxford: Clarendon Press.
GORDON, I. (1989). Theories of visual perception. Chichester : John Wiley & Sons.
MATHER, G. (2009). Foundations of sensation and perception. Hove; Psychology Press.
PALMER, S. (1999) Vision science : Photons to phenomenology. Cambridge, MA: The MIT Press
BRUCE, V. & GREEN, P. (1993). La Perception Visuelle. Physiologie, psychologie et écologie. Grenoble: PUG.
SEKULER, R. & BLAKE, R. (2002). Perception. Boston: McGraw-Hill.
WADE, N, & SWANSTON, M. (2013). Visual perception: An introduction. London: Psychology Press.