Percepção e Atenção

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
01740063
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Inglês; Análise Estatística; Psicologia Experimental.

Métodos de Ensino

Aulas magistrais; demonstração de efeitos perceptivos: realização de experiências (e análise de dados); trabalho individual/de grupo sobre tópicos específicos.

Resultados de Aprendizagem

NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS TEÓRICAS

A percepção é entendida na psicologia cognitiva como a primeira etapa na recolha e tratamento da informação. A atenção é entendida menos como um processo unitário do que como uma dimensão central do funcionamento do sistema perceptivo-cognitivo-motor.  A disciplina propõe-se:

(1) apresentar e situar as principais teorias da percepção e da atenção;

(2) identificar as principais linhas de investigação e os paradigmas operatórios em ambos os domínios e, no caso da atenção, as conexões com uma gama variada de tópicos de estudo no âmbito dos processos básicos.

NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS PRÁTICAS

(3) ilustrar e operacionalizar as principais noções abordadas nas aulas teóricas. Exercitar paradigmas experimentais em ambos os domínios. 

Estágio(s)

Não

Programa

TEÓRICAS

Classificações da atenção. Atenção ao espaço, atenção ao objecto, atenção às dimensões. Teorias Cognitivas da Atenção: modelos de filtro; modelos de recursos; processamentos automático e controlado; modelos neoconexionistas; modelos de controlo central. Paradigmas de estudo da atenção:de busca, de pista, de filtro, tarefas duais.

Teorias indirectas e directas da percepção: estado actual do debate e possibilidades de síntese. Sensação e Psicofísica: métodos psicofísicos. Teoria da Gestalt e reinterpretações bayesianas. Percepção Visual: bases, percepção da cor, da profundidade, do movimento, reconhecimento de objectos, percepção de cenas e eventos.  Percepção auditiva: localização dos sons, percepção da música. Tacto, temperatura e dor. Sentidos Químicos.  Percepção multisensorial.

PRÁTICAS

Lei de Hick. Paradigmas de Simon, Treisman, Navon, Stroop, Garner, Posner, primação e flanqueamento. Rotações mentais. Momento representacional. Teoria da Deteção de Sinal  

Docente(s) responsável(eis)

Armando Luís Diniz Mónica de Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Realização de um trabalho de grupo : 20.0%
Exame: 80.0%

Bibliografia

PASHLER, H. (1998). Attention. Hove: Psychology Press

PARASURAMAN, R. (Ed.) (2000). The attentive Brain. Cambridge, MA: The MIT Press.

BADDELEY, A. & WEISKRANTZ, L. (Eds.) (1993). Attention: selection, awareness, and control. Oxford: Clarendon Press.

GORDON, I. (1989). Theories of visual perception. Chichester : John Wiley & Sons.

MATHER, G. (2009). Foundations of sensation and perception. Hove; Psychology Press.

PALMER, S. (1999) Vision science : Photons to phenomenology. Cambridge, MA: The MIT Press

BRUCE, V. & GREEN, P. (1993). La Perception Visuelle. Physiologie, psychologie et écologie. Grenoble: PUG.

SEKULER, R. & BLAKE, R. (2002). Perception. Boston: McGraw-Hill.

WADE, N, & SWANSTON, M. (2013). Visual perception: An introduction. London: Psychology Press.