Programas Psicoeducativos
4
2011-2012
01740987
Psicologia
Português
Presencial
4.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Preferencialmente, que os alunos tenham realizado, com sucesso, as unidades Psicologia da Educação e Psicologia da Educação, Aconselhamento e Desenvolvimento, do 3º ano, do 1º ciclo do MIP.
Métodos de Ensino
Exposição apoiada em materiais físicos/recursos tecnológicos. Participação ativa dos estudantes. Colaboração de profissionais que apresentam e colocam à discussão programas de promoção das aprendizagens. E.g., Nuno Rodrigues apresenta fundamentos e aplicações da aprendizagem da matemática baseada em problemas.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que aprendam a planificar intervenções psicoeducativas, contactem com programas de desenvolvimento, enriquecimento e de aprendizagem, ao nível da educação pré-escolar e das aprendizagens básicas e adquiram capacidade de seleção dos diferentes programas.
Quanto às competências, pretende-se que saibam
* Distinguir tipologias de programas
* Conceptualizar e caraterizar
* Identificar programas de intervenção psicológica em contextos educativos com diferentes fundamentos teóricos
* Definir metas, finalidades, objetivos educativos ou de mudança de comportamentos com base em taxonomias
* Planificar ações psicoeducativas com base em diferentes modelos
* Articular aprendizagens formais com expressões livres, lúdicas e artísticas
* Selecionar formas e recursos
* Implementar e avaliar programas educativos
* Analisar programas de promoção de competências académicas
* Promover a leitura, a escrita e a matemática
* Estudar as possibilidades de avaliação da intervenção.
Estágio(s)
NãoPrograma
1- Conceitos
1.1. programa, plano, projecto, currículo
1.2. componentes e requisitos de programação sistemática
Objetivos e taxonomias
Avaliação: momentos, técnicas e instrumentos
2- Tipos de programas: sustentação teórica e uso empírico em função das finalidades (aprendizagem, enriquecimento, …)
2.1. Análise de programas de competências gerais
2.2. Programas na educação pré-escolar
2.3. Programas para as aprendizagens básicas (leitura, escrita e matemática)
2.4. Planos curriculares na formação de adultos
2.5. Formação profissional
3- Assessoria psicoeducativa em contextos escolares e educacionais
3.1. orientações para a educação pré-escolar
3.2. estrutura e dinâmicas de educação escolar
3.3. Estratégias de aprendizagem em áreas específicas do conhecimento, com enfoque nas aprendizagens formais: leitura, escrita e matemática.
3.4. Integração e adaptações curriculares
O papel do jogo e expressões no conhecimento e formação global
3.5 Aproximação sistémica: escola-família-comunidade.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Cristina Ferreira Almeida
Métodos de Avaliação
Periódica
Pesquisa, análise e apresentação individual, em aula, de programa/plano de intervenção sugerido, incluindo atividades de investigação-ação em curso: 25.0%
Relatório de Programa Psicoeducativo : 75.0%
Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Linder, T.W. (1997). Transdisciplinary play-based intervention: guidelines for developing a meaningful curriculum for young children. Baltimore: Paul H. Brookes.
Maher, C. A. & Zins, J. E. (1987) (eds). Intervenções psicoeducacionais em contextos educativos. Métodos e procedimentos para potenciar a competência dos alunos. NY: Pergamon Press.
Monereo, C., Solé, I., et al. (2000). O assessoramento psicopedagógico. Uma perspectiva profissional e construtivista. Porto Alegre: Artmed.
Oro, R. S. (1998). Evaluación de programas en orientación educativa (3ª ed.). Madrid: Editorial Pirámide.
Rey, B. et al. (2005). As competências na escola. Aprendizagem e avaliação. V.N. Gaia: Gailivro.
Rojo, V. et al. (2002). Diseño y evaluación de programas. Madrid: Editorial EOS.
Vidal, J.G., & Manjón, D.G. (2001). Evaluación e informe psicopedagógico. Una perspectiva curricular (vols. I e II). Madrid: Editorial EOS.