Programas Psicoeducativos

Ano
4
Ano lectivo
2011-2012
Código
01740987
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Preferencialmente, que os alunos tenham realizado, com sucesso, as unidades Psicologia da Educação e Psicologia da Educação, Aconselhamento e Desenvolvimento, do 3º ano, do 1º ciclo do MIP.

Métodos de Ensino

Exposição apoiada em materiais físicos/recursos tecnológicos. Participação ativa dos estudantes. Colaboração de profissionais que apresentam e colocam à discussão programas de promoção das aprendizagens. E.g., Nuno Rodrigues apresenta fundamentos e aplicações da aprendizagem da matemática baseada em problemas.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que aprendam a planificar intervenções psicoeducativas, contactem com programas de desenvolvimento, enriquecimento e de aprendizagem, ao nível da educação pré-escolar e das aprendizagens básicas e adquiram capacidade de seleção dos diferentes programas.

Quanto às competências, pretende-se que saibam

* Distinguir tipologias de programas

* Conceptualizar e caraterizar

* Identificar programas de intervenção psicológica em contextos educativos com diferentes fundamentos teóricos

* Definir metas, finalidades, objetivos educativos ou de mudança de comportamentos com base em taxonomias

* Planificar ações psicoeducativas com base em diferentes modelos

* Articular aprendizagens formais com expressões livres, lúdicas e artísticas

* Selecionar formas e recursos

* Implementar e avaliar programas educativos

* Analisar programas de promoção de competências académicas

* Promover a leitura, a escrita e a matemática

* Estudar as possibilidades de avaliação da intervenção.

Estágio(s)

Não

Programa

1- Conceitos

1.1. programa, plano, projecto, currículo

1.2. componentes e requisitos de programação sistemática

   Objetivos e taxonomias

   Avaliação: momentos, técnicas e instrumentos

2- Tipos de programas: sustentação teórica e uso empírico em função das finalidades (aprendizagem, enriquecimento, …)

2.1. Análise de programas de competências gerais

2.2. Programas na educação pré-escolar

2.3. Programas para as aprendizagens básicas (leitura, escrita e matemática)

2.4. Planos curriculares na formação de adultos

2.5. Formação profissional

3- Assessoria psicoeducativa em contextos escolares e educacionais

3.1. orientações para a educação pré-escolar

3.2. estrutura e dinâmicas de educação escolar

3.3. Estratégias de aprendizagem em áreas específicas do conhecimento, com enfoque nas aprendizagens formais: leitura, escrita e matemática.

3.4. Integração e adaptações curriculares

    O papel do jogo e expressões no conhecimento e formação global

3.5 Aproximação sistémica: escola-família-comunidade.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Cristina Ferreira Almeida

Métodos de Avaliação

Periódica
Pesquisa, análise e apresentação individual, em aula, de programa/plano de intervenção sugerido, incluindo atividades de investigação-ação em curso: 25.0%
Relatório de Programa Psicoeducativo : 75.0%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Linder, T.W. (1997). Transdisciplinary play-based intervention: guidelines for developing a meaningful curriculum for young children. Baltimore: Paul H. Brookes.

Maher, C. A. & Zins, J. E. (1987) (eds). Intervenções psicoeducacionais em contextos educativos. Métodos e procedimentos para potenciar a competência dos alunos. NY: Pergamon Press.

Monereo, C., Solé, I., et al. (2000). O assessoramento psicopedagógico. Uma perspectiva profissional e construtivista. Porto Alegre: Artmed.

Oro, R. S. (1998). Evaluación de programas en orientación educativa (3ª ed.). Madrid: Editorial Pirámide.

Rey, B. et al. (2005). As competências na escola. Aprendizagem e avaliação. V.N. Gaia: Gailivro.

Rojo, V. et al. (2002). Diseño y evaluación de programas. Madrid: Editorial EOS.

Vidal, J.G., & Manjón, D.G. (2001). Evaluación e informe psicopedagógico. Una perspectiva curricular (vols. I e II). Madrid: Editorial EOS.