Diagnóstico Operatório e Aprendizagens Escolares

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
01741005
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Psicologia do Desenvolvimento I e II.

Métodos de Ensino

Método Expositivo

1. Passagem pela docente, na presença dos alunos (em sala de um só sentido), de várias provas operatórias a crianças e adolescentes.

2. Apresentação e análise de protocolos de diversas provas operatórias pelos alunos.

Resultados de Aprendizagem

Objectivo da Unidade Curricular:

Avaliação cognitiva de tipo estrutural e funcional de crianças e adolescentes com e sem necessidades educativas especiais (4 aos 12 anos) com base na aplicação de provas operatórias. Análise da relação entre os resultados obtidos nestas  e as classificações escolares dos sujeitos avaliados.

Competências:

Pretende-se que os alunos adquiram competências para poderem utilizar correctamente diversas   provas  piagetianas tendo em vista elaborar um diagnóstico operatório o qual lhes permitirá  conhecer as características do raciocínio lógico-matemático dos sujeitos avaliados e assim poder  intervir, caso venham a desempenhar funções de Psicólogo numa Escola, na análise efectuada ao desempenho escolar dos mesmos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Diagnóstico operatório: contexto teórico e metodológico
1.1. A teoria construtivista de Jean Piaget
1.2. O desenvolvimento da inteligência e as provas operatórias
1.3. Evolução e características do método clínico proposto por Jean Piaget.

2. Provas operatórias: materiais, instruções, selecção de provas e critérios de escolha da sua  aplicação.

3. Avaliação das condutas cognitivas em crianças e adolescentes : análise de resultados em termos estruturais e funcionais.

4. Do diagnóstico cognitivo de tipo macro e microgenético à intervenção em contexto escolar.

5. Avaliação de condutas cognitivas em sujeitos com necessidades educativas especiais.

6. Relatórios de avaliação e transmissão dos resultados: princípios e normas.

Métodos de Avaliação

Periódica
Apresentação em sala de aula de um trabalho de grupo a definir entre os alunos e a docente : 40.0%
Apresentação de um trabalho final individual em que o aluno é obrigado a efectuar um Relatório de Avaliação com base na passagem de pelo menos 3 provas operatórias a uma criança ou adolescente : 60.0%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Dolle,J-M.;Bellano,D.(1989).Ces enfants qui n’apprennent pas.Diagnostic et remédiations.Paris:Editions du Centurion.

Tryphon,A.;Vonéche,J.(Eds.)(2001)Working with Piaget:Essays in honour of Barbel Inhelder.Hove:Psychology Press.

Vinh-Bang (1988).Textes Choisis.Nice:Z’Editions.