Psicologia Positiva e Bem-Estar

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
01741038
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de base sólidos no domínio da Consulta Psicológica e da Psicologia do Desenvolvimento, tanto ao nível conceptual, como da investigação.

Métodos de Ensino

Dinâmica de ensino-aprendizagem teórico-prática, assentando na utilização demétodos expositivos, seguidos de reflexões dos alunos sobre os tópicos abordados, a partir da análise e discussão de textos e de situações práticas.

Resultados de Aprendizagem

Esta uc pretende efectuar uma reflexão sobre o conhecimento conceptual e prático de uma área vocacionada para o desenvolvimento e optimização do funcionamento humano. São abordados os temas relacionados com a facilitação do funcionamento pessoal e interpessoal ao longo da vida, enfatizando as múltiplas facetas do comportamento humano, desde os aspectos emocionais, sociais, vocacionais, educacionais, da saúde, desenvolvimentais e organizacionais. Cruzam-se as influências dos paradigmas do aconselhamento psicológico, da psicologia do desenvolvimento, e da psicologia humanista, e de todas as áreas fundamentais que os precedem

Deste modo, tem como grandes objetivos:

- Compreender o novo paradigma epistemológico da Psicologia Positiva.

- Conhecer as raízes históricas da abordagem positiva em Psicologia e os seus desenvolvimentos.

- Articular os conceitos de doença e de saúde (mental), e de bem-estar.

- Dominar as aplicações da psicologia positiva nas áreas educacional, da saúde e social.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução à Psicologia Positiva (e do Bem-Estar): descrição sumária.

2. Raízes históricas

2.1 Psicológicas (a escola humanista)

2.2 Filosóficas (da Grécia antiga à modernidade)

3. Psicologia Positiva e Bem-Estar: descrição pormenorizada.

3.1 Estudo das emoções positivas

3.2 Estudo dos traços individuais positivos

3.3 Estudo das instituições positivas

4. Estado actual da Psicologia Positiva e perspectivas de futuro

5. A multidimensionalidade na pesquisa e intervenção da Psicologia Positiva

6. Psicologia Positiva e Bem-Estar: relações e interacções na perspectiva da felicidade.

7. Perspectivas evolucionistas e neuropsicológicas da Felicidade

8. Aconselhamento e Psicoterapia Positiva

9. Saúde Positiva

10. Infância Positiva

11. Envelhecimento Positivo

12. Instituições e Organizações Positivas

13. Avaliação psicológica positiva

14. Metodologias de investigação em psicologia positiva

15. Psicologia positiva em prática: do quotidiano à intervenção especializada

Docente(s) responsável(eis)

Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira

Métodos de Avaliação

Periódica
Trabalho temático - 3º momento de avaliação (final do semestre ): 10.0%
Trabalho temático - 1º momento de avaliação (1 mês após o início das aulas ): 25.0%
Trabalho temático - 2º momento de avaliação (meio do semestre ): 65.0%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Gardner, H., Csikszentmihalyi, M, & Damon, W. (2002). Good Work: When Excellence and Ethics Meet. New York: Basic Books.

Pearsall, P. (2003). The Beethoven factor: The new positive psychology of hardiness, happiness, healing and hope. Charlottesville, VA: Hampton Roads.

Peterson, C., & Seligman, M. E. P. (2004). Character Strengths and Virtues: A Handbook and Classification. Washington, D.C.: APA Press and Oxford University Press.

Seligman, M. E. P. (1990). Learned optimism: How to change your mind and your life. New York: Pocket Books.

Snyder, C. R., & Lopez, S. J. (Eds.) (2002). Handbook of positive psychology. New York: Oxford University Press.

A restante bibliografia será indicada nos sumários/The remaining reference list will be provided in the summaries of each class.