Fisiopatologia

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02556128
Área Científica
CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DA SAÚDE
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Anatomofisiologia, Bioquímica, Biologia Celular.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas e teórico-práticas são dadas de uma forma integrada, englobando a exposição de tópicos com o apoio de material visual (apresentações PowerPoint), seguida de um espaço destinado à discussão e resolução de questões e de situações fisiopatológicas particulares, procurando-se incentivar a participação dos estudantes na discussão e na correlação e integração de conhecimentos.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade centra-se na compreensão dos mecanismos que explicam as manifestações de doenças associadas à disfunção dos principais órgãos e sistemas do corpo humano. O ensino, em regime modular, engloba teórico-práticas integradas com as teóricas, de discussão de estudos de caso, fomentando-se a interactividade e o raciocínio dos estudantes.
Assim, o objectivo principal é a aquisição de conhecimentos essenciais de fisiopatologia, de suporte para outras unidades do plano curricular, que vão ajudar o aluno a adquirir as competências básicas para a interpretação de dados laboratoriais nelas requeridas. No final, os alunos deverão conhecer e compreender a fisiopatologia: i) dos fluidos nos compartimentos corporais e da formação do edema; ii) do sistema cardiovascular; iii) do sistema renal; iv) do sistema hepático/pancreático; v) das doenças osteoarticulares associadas ao envelhecimento; v) do sistema gastrointestinal; vi) do sistema respiratório; vii) do sistema nervoso central.

Estágio(s)

Não

Programa

Aulas Teóricas:
1. Introdução: conceitos fundamentais. Sinais e sintomas da doença, febre e dor.
2. Fluidos e compartimentos corporais: equilíbrio e a fisiopatologia do edema.
3. Fisiopatologia do sistema cardiocirculatório.
4. Fisiopatologia do sistema urinário.
5. Fisiopatologia hepática e pancreática.
6. Fisiopatologia gastrointestinal.
7. Fisiopatologia do osso: patologias osteoarticulares associadas ao envelhecimento (osteoporose e osteoartrite ou osteoartrose)
8. Fisiopatologia do sistema respiratório.
9. Fisiopatologia do sistema nervoso central: Neurotransmissão e neurotransmissores; Fisiopatologia do movimento, das sensações e da função mental; Isquémia cerebral.

Aulas teórico-práticas
Estas são leccionadas conjuntamente com as aulas teóricas, de forma integrada. Destinam-se à discussão de questões particulares e de estudos de caso, visando a compreensão e consolidação do conhecimento ministrado.      

Docente(s) responsável(eis)

Leonor Martins Almeida

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

- Essentials of Pathophysiology. Concepts and Applications for Health Care Profissionals, Novak, T.J. and Handford, A.G., 3d Edition (2003). McGraw-Hill International Editions.
- Fisiopatologia – Fundamentos e Aplicações, Pinto, A.M., 2ª Edição (2014). LIDEL Editora.
- Pathophysiology of disease: an introduction to clinical medicine, Hammer, G.D. and McPhee, S.J., Editors 7th Edition (2014). LANGE, McGraw-Hill.
- Essentials of Pathophysiology: Concepts of Altered Health States, Porth, C., 3d Edition (2011). Lippincott Williams & Wilkins.
Notas das aulas e artigos científicos são fornecidos em diversos módulos/Slide presentations regarding lectures and scientific articles are made available to students in different modules.