Pós-Colonialismos, Identidades e Cidadania Cultural

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
01637660
Área Científica
Estudos Culturais
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Espanhol
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

O/a estudante deve possuir uma formação sólida na sua área de especialidade, bem como possuir referências de carácter transversal que o/a capacitem para um percurso transdisciplinar. Deve também ter um domínio da língua inglesa que o/a habilite a ler textos de grau elevado de complexidade (nível C1 do Quadro Europeu das Línguas).

Métodos de Ensino

A unidade curricular funcionará em regime de seminário. Um programa pormenorizado será apresentado no início do semestre, contendo uma descrição exaustiva do modo de funcionamento e uma lista completa dos tópicos e textos a serem tratados nas sessões. Os textos seleccionados serão apresentados por uma/a dos/as estudantes, seguindo-se um debate. O professor irá fornecendo regularmente sínteses dos pontos essenciais do programa.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular, visa uma introdução aprofundada às teorias pós-coloniais através de uma revisitação de referências já clássicas e da abordagem de contributos relevantes para o questionamento crítico de alguns dos tópicos fundamentais dessas teorias. No final do semestre, o/a aluno/a deve ter enriquecido e consolidado o seu horizonte de referências e ter adquirido uma perspetiva alargada deste campo de estudos que o/a capacite para a frequência de seminários temáticos e para a consolidação do seu projeto de trabalho individual.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo 1: Discursos e representações, identidades (Edward Said, Gayatri Spivak)

Módulo 2: Pós-colonialismo e identidades (Frantz Fanon, Homi Bhabha, Boaventura de Sousa Santos)

Módulo 3: Trânsitos e diásporas (Paul Gilroy, James Clifford, Stuart Hall, David Chariandy)

Módulo 4: Fronteiras, hibridações, tradução, interculturalidade, cidadania cultural (Walter Mignolo, David Theo Goldberg, António Sousa Ribeiro, Michaela Wolf)

Docente(s) responsável(eis)

Professor a Definir - Faculdade de Economia

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Bhaba, Homi K. (1994), The Location of Culture. London: Routledge.

Bhambra, Gurminder K. (2007), Rethinking Modernity: Postcolonialism and the Sociological Imagination. Basingstoke: Palgrave.

Lazarus, N. (org.) (2004), The Cambridge Companion to Postcolonial Literary Studies. Cambridge: Cambridge UP.

Loomba, Ania et al. (org.) (2005), Postcolonial Studies and Beyond. Durham: Duke UP.

McLeod, J. (org.) (2007), The Routledge Companion to Postcolonial Studies. London: Routledge.

Sanches, Manuela Ribeiro (org.) (2011), Malhas que os impérios tecem. Textos anticoloniais, contextos pós-coloniais. Lisboa: Edições 70.

Santos, B. S. (2006), A gramática do tempo: para uma nova cultura política. Porto: Afrontamento.

Santos, B. S.; Meneses, M. P. (orgs.) (2009), Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina.

Spivak, G. (1999), A Critique of Postcolonial Reason. Cambridge, MA / London: Harvard UP.

Young, Robert J.C. (2003), Postcolonialism. A Very Short Introduction. Oxford: Oxford UP.