Pós-Colonialismos, Identidades e Cidadania Cultural

Ano
1
Ano lectivo
2015-2016
Código
01637660
Área Científica
Estudos Culturais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

O/a estudante deve possuir uma formação sólida na sua área de especialidade, bem como possuir referências de carácter transversal que o/a capacitem para um percurso transdisciplinar. Deve também ter um domínio da língua inglesa que o/a habilite a ler textos de grau elevado de complexidade (nível C1 do Quadro Europeu das Línguas).

Métodos de Ensino

A unidade curricular funcionará em regime de seminário. Um programa pormenorizado será apresentado no início do semestre, contendo uma descrição exaustiva do modo de funcionamento e uma lista completa dos tópicos e textos a serem tratados nas sessões. Os textos selecionados serão apresentados por uma/a dos/as estudantes, seguindo-se um debate. O professor irá fornecendo regularmente sínteses dos pontos essenciais do programa.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular, visa uma introdução aprofundada às teorias pós-coloniais através de uma revisitação de referências já clássicas e da abordagem de contributos relevantes para o questionamento crítico de alguns dos tópicos fundamentais dessas teorias. No final do semestre, o/a aluno/a deve ter enriquecido o seu horizonte de referências e ter adquirido uma perspetiva alargada deste campo de estudos que o/a capacite para a frequência de seminários temáticos e para a consolidação do seu projeto de trabalho individual.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo 1: Discursos e representações (Edward Said)

Módulo 2: Pós-colonialismo e identidades (Frantz Fanon, Gayatri Spivak, Homi Bhabha, Boaventura de Sousa Santos)

Módulo 3: Trânsitos e diásporas (Paul Gilroy, James Clifford, Stuart Hall, David Chariandy)

Módulo 4: Fronteiras, hibridações, tradução, interculturalidade, cidadania cultural (Walter Mignolo, David Theo Goldberg, António Sousa Ribeiro, Michaela Wolf)

Docente(s) responsável(eis)

António Joaquim Coelho de Sousa Ribeiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Presença mínima de 75% e participação nas aulas (10%) Apresentação de um dos textos do programa (20%) Trabalho escrito final sobre um tópico relevante para a temática do seminário (70%): 100.0%

Bibliografia

Bhaba, Homi K. (1994), The Location of Culture. London and New York: Routledge.

McLeod, John (org.) (2007), The Routledge Companion to Postcolonial Studies. London and New York: Routledge.

Loomba, Ania et al. (org.) (2005), Postcolonial Studies and Beyond. Durham / London: Duke University Press.

Santos, Boaventura de Sousa; Meneses, Maria Paula (orgs.) (2009), Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina.

Young, Robert J.C. (2003), Postcolonialism. A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press.