Pós-Colonialismos, Identidades e Cidadania Cultural

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01637660
Área Científica
Estudos Culturais
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Espanhol
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

O/a estudante deve possuir uma formação sólida na sua área de especialidade, bem como possuir referências de carácter transversal que o/a capacitem para um percurso transdisciplinar. Deve também ter um domínio da língua inglesa que o/a habilite a ler textos de grau elevado de complexidade (nível C1 do Quadro Europeu das Línguas).

Métodos de Ensino

A unidade curricular funcionará em regime de seminário. Um programa pormenorizado será apresentado no início do semestre, contendo uma descrição exaustiva do modo de funcionamento e uma lista completa dos tópicos e textos a serem tratados nas sessões. Os textos seleccionados serão apresentados por uma/a dos/as estudantes, seguindo-se um debate. O professor irá fornecendo regularmente sínteses dos pontos essenciais do programa.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular, visa uma introdução aprofundada às teorias pós-coloniais através de uma revisitação de referências já clássicas e da abordagem de contributos relevantes para o questionamento crítico de alguns dos tópicos fundamentais dessas teorias. No final do semestre, o/a aluno/a deve ter enriquecido e consolidado o seu horizonte de referências e ter adquirido uma perspetiva alargada deste campo de estudos que o/a capacite para a frequência de seminários temáticos e para a consolidação do seu projeto de trabalho individual.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo 1: Discursos e representações, identidades (Edward Said, Gayatri Spivak)

Módulo 2: Pós-colonialismo e identidades (Frantz Fanon, Homi Bhabha, Boaventura de Sousa Santos)

Módulo 3: Trânsitos e diásporas (Paul Gilroy, James Clifford, Stuart Hall, David Chariandy)

Módulo 4: Fronteiras, hibridações, tradução, interculturalidade, cidadania cultural (Walter Mignolo, David Theo Goldberg, António Sousa Ribeiro, Michaela Wolf)

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Bhaba, Homi K. (1994), The Location of Culture. London: Routledge.

Bhambra, Gurminder K. (2007), Rethinking Modernity: Postcolonialism and the Sociological Imagination. Basingstoke: Palgrave.

Lazarus, N. (org.) (2004), The Cambridge Companion to Postcolonial Literary Studies. Cambridge: Cambridge UP.

Loomba, Ania et al. (org.) (2005), Postcolonial Studies and Beyond. Durham: Duke UP.

McLeod, J. (org.) (2007), The Routledge Companion to Postcolonial Studies. London: Routledge.

Sanches, Manuela Ribeiro (org.) (2011), Malhas que os impérios tecem. Textos anticoloniais, contextos pós-coloniais. Lisboa: Edições 70.

Santos, B. S. (2006), A gramática do tempo: para uma nova cultura política. Porto: Afrontamento.

Santos, B. S.; Meneses, M. P. (orgs.) (2009), Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina.

Spivak, G. (1999), A Critique of Postcolonial Reason. Cambridge, MA / London: Harvard UP.

Young, Robert J.C. (2003), Postcolonialism. A Very Short Introduction. Oxford: Oxford UP.