Movimentos Sociais Transnacionais, Risco e Espaço Público

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
01637671
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

O/a estudante deve possuir uma formação sólida na sua área de especialidade, bem como possuir referências de carácter transversal que o/a capacitem para um percurso transdisciplinar. Deve também ter um domínio da língua inglesa que o/a habilite a ler textos de grau elevado de complexidade (nível C1 do Quadro Europeu das Línguas).

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas, compostas de uma parte expositiva complementada com a participação dos alunos.  É valorizada a aplicação dos conceitos apreendidos à realidade atual e a projetos de investigação em curso. Nas aulas que incluem a discussão dos textos obrigatórios, há sempre uma breve síntese dos textos por parte do docente, seguida da apresentação dos mesmos por parte dos alunos e de discussão coletiva. O principal objetivo é desenvolver nos alunos uma capacidade de interpretação autónoma e refletida dos textos dos autores.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem dois objetivos principais: a abordagem dos Novos Movimentos Sociais (NMSs) não perdendo de vista a experiência histórica e teórica dos movimentos sociais no seu conjunto; e a discussão das atuais experiências dos movimentos “anti-globalização”.

O seminário organiza-se em torno da análise dos mass media e do protagonismo que vêm desempenhando nas sociedades “globais” em que vivemos, enquanto fatores de modelação da opinião pública e de promoção/ neutralização de formas de protesto coletivo na sociedade civil, num processo de mediatização das relações sociais e das agendas políticas cujo significado incide, duma forma cada vez mais evidente, não só na ação governativa (e respetivas formas de legitimação) como nas lutas políticas e socioculturais conduzidas pelos NMSs. Como fio condutor orientamos as análises para a temática do risco e da intervenção dos Estados, das agências internacionais e dos NMSs.

Estágio(s)

Não

Programa

- Os espaços públicos e as formas de participação

- Teoria crítica dos media

- Linguagem e a crítica do capitalismo

- Acontecimentos extremos e a produção de cidadania

- Media alternativos e a possibilidade de uma cidadania global

- Os media e a solidariedade internacional

- Os novos meios de comunicação e o ativismo global

- O contexto e o papel dos media

Docente(s) responsável(eis)

José Manuel Oliveira Mendes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Chomsky, Noam (2002), Propaganda e opinião pública. Porto: Campo das Letras.

Chouliaraki, Lilie (2012), The ironic spectator: solidarity in the age of post-humanitarianism. Cambridge: Polity Press.

Downing, John D. H. et al (2001), Radical Media. Rebellious Communication and Social Movements. Thousand Oaks: Sage.

Fairclough, Norman (1995), Media Discourse. London: Arnold.

Langran, Irene; Birk, Tammy (eds.) (2016), Globalization and Global Citizenship. Interdisciplinary Approaches. Abingdon: Routledge.

Santos, Boaventura de Sousa; Mendes, José Manuel (orgs.) (2017), Demodiversidad. Imaginar nuevas posibilidades democráticas. Ciudad de México: Akal.

van de Wonk, Wim et al. (2004), Cyberprotest: New Media, Citizens and Social Movements. London: Taylor and Francis.