Espaços Políticos, Representação e Descentralização no Espaço Pós-Colonial

Ano
1
Ano lectivo
2015-2016
Código
01637682
Área Científica
Antropologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Proficiência em Português e Inglês. Conhecimentos consolidados na área das Ciências Sociais, com particular realce para Sociologia, Antropologia e História.

Métodos de Ensino

O ensino baseia-se em metodologias inclusivas e ativas. As sessões são iniciadas com a exposição interpretativa e contextualização do tema/realidade em análise pelo professor, que de seguida lança o debate. Ao longo do Seminário, serão atribuídos textos teóricos e estudos de caso aos alunos que os devem apresentar e discutir nas sessões.

O final da sessão inclui a sistematização dos temas por parte do professor. Incentiva-se a elaboração de um trabalho de investigação, cujo tema, enquadrado pelo seminário, será definido com o professor e em função dos objetivos de investigação dos alunos

Resultados de Aprendizagem

O Seminário tem por objetivo capacitar os estudantes sobre os mais relevantes debates pós-coloniais, propondo o estudo dos seus autores e conceitos fundamentais. Tal constitui uma aprendizagem central para o desenvolvimento das capacidades de investigação e interpretação/ compreensão. Foca criticamente um conjunto de questões sociológicas, epistemológicas e políticas, o qual tende ainda hoje a estruturar de modo significativo não só o conhecimento que se produz sobre África, bem como os tipos de relação estabelecidos com o Continente. Visa, por isso, desconstruir as representações hegemónicas sobre o continente africano, as quais continuam a refletir o privilégio epistémico atribuído ao Ocidente. Por outro lado, pretende-se problematizar a questão do poder no seio de uma análise transescalar. Esta tornará visíveis as complexas relações entre poder, instituições, políticas e discursos que atravessam o local, o nacional e o global.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Democratizar a História: (1) crítica a macro-narrativas históricas construídas a partir da biblioteca colonial; (2) descolonização de referenciais cognitivos; (3) análise histórica da complexidade das resistências e tensões que desafiam a modernidade eurocêntrica e a globalização hegemónica.

2. Democratizar a cidadania: (1) análise da cidadania como regime de reconhecimento, pertença e direito em contextos pós-coloniais; (2) análise crítica das heranças dos colonialismos e as práticas de poder; (3) análise dos efeitos da reconfiguração neoliberal da cidadania.

3. Descentralização: (1) crítica aos limites da análise convencional; (2) análise das dinâmicas interescalares das relações de poder entre grupos, atores e instituições e das interações entre Estado e Sociedade; (3) crítica à representação do Estado como espaço homogéneo e análise dos processos de descentramento/ recentramento e de constituição de Estado heterogéneo; (4) análise empírica de experiências de descentralização.

Docente(s) responsável(eis)

Tiago Luís Lavandeira Castela

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nas discussões : 15.0%
Apresentação oral : 15.0%
Trabalho escrito final : 70.0%

Bibliografia

Dussel, Enrique (org) (2000), La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Buenos Aires: CLASCO.

Gentili, Annamaria (1998), O leão e o caçador: uma história da Africa sub-sahariana dos séculos XIX e XX. Maputo: Arquivo Histórico de Moçambique.

Mudimbe, V. Y. (1988), The invention of Africa. Gnosis, philosophy and the order of knowledge. London: James Currey.

Oxhorn, Philipe et al (org.) (2004), Decentralization, democratic governance, and civil society in comparative perspective. Africa, Asia and Latin America. Baltimore/London: The Johns Hopkins University Press.

Santos, Boaventura de Sousa (2002), A crítica da razão indolente. Contra o desperdício da experiência. Porto: Afrontamento.

Santos, Boaventura de Sousa (2006), A gramática do tempo. Para uma nova cultura política. Porto: Afrontamento.

Santos, Boaventura de Sousa (org.) (2007), Another Knowledge is possible. Beyond northern epistemologies. London: Verso