Globalizações Alternativas e Reinvenção da Emancipação Social
1
2021-2022
01637693
Sociologia
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
O/a estudante deve possuir uma formação sólida na sua área de especialidade, bem como possuir referências de carácter transversal que o/a capacitem para um percurso transdisciplinar. Deve também ter um domínio da língua inglesa que o/a habilite a ler textos de grau elevado de complexidade.
Métodos de Ensino
Do ponto de vista das metodologias de ensino, a unidade curricular está dividida em dois modelos de aula: palestras e seminários. Nas palestras (num total de 6) são apresentados os temas centrais das áreas temáticas que compõem o conteúdo programático. Após cada palestra haverá um seminário de discussão em que os alunos apresentarão um texto televante e discutirão as ideias fortes da palestras.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular tem como objectivo central capacitar os alunos para novos paradigmas teóricos e políticos de transformação social. Recusando a ideia de que a globalização se trata de um fenómeno único e monolítico, a distinção entre globalização hegemónica e contra-hegemónica é crucial à proposta crítica em que a unidade curricular assenta. A Europa e o Norte Global confrontam-se com a incapacidade de enfrentar, de modo inovador, os desafios da justiça social, ambiental, intergeracional, cultural, histórico e cognitivo que interpelam o mundo nas primeiras décadas do século XXI. Este seminário procura-se estimular perspetivas críticas inovadoras, desenvolvendo ferramentas de análise que permitam valorizar experiências e saberes que, um pouco por todo o mundo, mas sobretudo no Sul Global, se opõem à globalização hegemónica marcada pela égide do capitalismo neoliberal e pelo impacto das heranças coloniais.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Epistemologias do Sul e a reinvenção da emancipação social
2. Uma concepção pós-colonial de cidadania
3. Para uma teoria sociojurídica da indignação
4. Outras economias: para ampliar o cânone da produção
5. Constitucionalismo transformador, interculturalidade e reforma do Estado
6. Direitos Humanos e outras gramáticas da dignidade humana
Docente(s) responsável(eis)
Bruno Daniel Gomes Sena Martins
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
Santos, Boaventura de Sousa (2014), Epistemologies of the South: Justice Against Epistemicide. Boulder: Paradigm Publishers.
Santos, Boaventura de Sousa (2007), Another knowledge is possible : beyond northern epistemologies. London ; New York: Verso.
Santos, Boaventura de Sousa (2015), "Human Rights: A fragile hegemony", in If God were a human rights activist. Stanford: Stanford University Press.
Santos, Boaventura de Sousa (2007), "Beyond Abyssal Thinking: From Global Lines to Ecologies of Knowledges", Review, XXX(1), 45-89 p.
Santos, Boaventura de Sousa; Mendes, José Manuel (orgs.), (2017), Demodiversidade: Imaginar nuevas posibilidades democráticas. Madid: Akal.