Globalizações Alternativas e Reinvenção da Emancipação Social

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
01637693
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

O/a estudante deve possuir uma formação sólida na sua área de especialidade, bem como possuir referências de carácter transversal que o/a capacitem para um percurso transdisciplinar. Deve também ter um domínio da língua inglesa que o/a habilite a ler textos de grau elevado de complexidade.

Métodos de Ensino

Do ponto de vista das metodologias de ensino, a unidade curricular está dividida em dois modelos de aula: palestras e seminários. Nas palestras (num total de 6) são apresentados os temas centrais das áreas temáticas que compõem o conteúdo programático. Após cada palestra haverá um seminário de discussão em que os alunos apresentarão um texto televante e discutirão as ideias fortes da palestras.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem como objectivo central capacitar os alunos para novos paradigmas teóricos e políticos de transformação social. Recusando a ideia de que a globalização se trata de um fenómeno único e monolítico, a distinção entre globalização hegemónica e contra-hegemónica é crucial à proposta crítica em que a unidade curricular assenta. A Europa e o Norte Global confrontam-se com a incapacidade de enfrentar, de modo inovador, os desafios da justiça social, ambiental, intergeracional, cultural, histórico e cognitivo que interpelam o mundo nas primeiras décadas do século XXI. Este seminário procura-se estimular perspetivas críticas inovadoras, desenvolvendo ferramentas de análise que permitam valorizar experiências e saberes que, um pouco por todo o mundo, mas sobretudo no Sul Global, se opõem à globalização hegemónica marcada pela égide do capitalismo neoliberal e pelo impacto das heranças coloniais.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Epistemologias do Sul e a reinvenção da emancipação social

2. Uma concepção pós-colonial de cidadania

3. Para uma teoria sociojurídica da indignação

4. Outras economias: para ampliar o cânone da produção

5. Constitucionalismo transformador, interculturalidade e reforma do Estado

6. Direitos Humanos e outras gramáticas da dignidade humana

Docente(s) responsável(eis)

Bruno Daniel Gomes Sena Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Santos, Boaventura de Sousa (2014), Epistemologies of the South: Justice Against Epistemicide. Boulder: Paradigm Publishers.

Santos, Boaventura de Sousa (2007), Another knowledge is possible : beyond northern epistemologies. London ; New York: Verso.

Santos, Boaventura de Sousa (2015), "Human Rights: A fragile hegemony", in  If God were a human rights activist. Stanford: Stanford University Press.

Santos, Boaventura de Sousa (2007), "Beyond Abyssal Thinking: From Global Lines to Ecologies of Knowledges", Review, XXX(1), 45-89 p.

 Santos, Boaventura de Sousa; Mendes, José Manuel (orgs.), (2017), Demodiversidade: Imaginar nuevas posibilidades democráticas. Madid: Akal.